A expansão da malha nacional da Azul Linhas Aéreas poderá ter mais um lance ousado com a criação de uma frota exclusiva para a região Nordeste, com a interligação de todas as capitais da região em voos diretos. O assunto entrará em análise direta durante o Fórum dos Governadores na edição da semana que vem do 4o. Nordeste Invest, já que o assunto da malha aérea estará sob debates entre os governadores estaduais e o ministro Nelson Jobim, comprovando que este é realmente um fórum de decisões, não apenas de exposições.
A noticia sobre a intenção da mais nova companhia foi confirmada pelo diretor da Sudene, Paulo Fontana, já com negociações avançadas com a empresa sobre o projeto. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste reservará incentivos fiscais por meio do Banco do Nordeste (BNB), para facilitar a criação desta interligação aérea entre as capitais em uma primeira etapa, e o posterior avanço pelas principais cidades.
A proposta da Azul estende-se para a criação de uma frota exclusiva com aviões da Embraer e voltada para o Nordeste, com seis a oito aeronaves. Também irá instalar uma base central na região. A empresa pretende apresentar o projeto integral e a malha aérea em um evento ainda em abril que contará com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva.
Fontana adiantou ainda que vai se reunir com secretários da Fazenda dos estados nordestinos para propor uma alíquota menor de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) a ser aplicada sobre o combustível de aviação. Ele irá sugerir, inclusive, uma alíquota única.
“É de extrema importância criar essa malha regional, e com alíquotas mais baratas. Para viajar de Teresina a Recife, por exemplo, chega-se a gastar 24 horas, uma vez que não existe vôo direto. Com essas novas rotas, será possível viajar diretamente entre as capitais do Nordeste ´, explica o executivo da Sudene.
Além da Azul, a Sudene tem se reunido também com a Trip Linhas Aéreas, companhia que opera em mais de 60 destinos no País, e que na região opera em Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Neste caso, os planos são para criar mais rotas nas cidades importantes da região, não as capitais. A proposta deverá ser entregue até a próxima segunda-feira.
Fonte: Brasilturis
Nenhum comentário:
Postar um comentário