Relatório do Fórum Econômico Mundial ainda conclui que consumidor está mais sensível a aumento de preços
Estudo publicado pelo Fórum Econômico Mundial prevê um cenário de alta nos preços dos combustíveis para a aviação civil no longo prazo, o que mexerá com o valor das passagens aéreas e, consequentemente, com o comportamento do consumidor ao redor do mundo.
De acordo com o terceiro relatório anual "Travel Tourism Competitiveness Report", divulgado na quarta-feira (4) sobre o tema "Managing in a Time of Turbulence", um impacto óbvio do encarecimento do preço dos combustíveis é o aumento nos custos operacionais das companhias aéreas. Entre 2000 e 2007, a despesa representava 18% dos custos das empresas, mas, em 2008, passou a mais de um terço.
Os dados mostram que as perdas líquidas da indústria aérea com o aumento do preço de combustíveis devem ser de US$ 5,2 bilhões em 2008 e já antecipam uma cifra de US$ 4,1 bilhões em 2009. "A única opção que fica para a indústria é passar os custos para os consumidores", diz a pesquisa.
Sensibilidade
Apesar da alternativa seja repassar o aumento do preço dos combustíveis ao consumidor, de acordo com a pesquisa, "os turistas estão mais sensíveis agora do que nunca", quando o assunto é o bolso. Para se ter uma ideia, um aumento de preços de 10% reduziria em 17% a demanda por viagens aéreas, segundo mostram os dados.
Isso acontece por vários motivos, sendo o primeiro deles um maior número de consumidores optando por viagens locais.
Em segundo lugar, há uma maior competição no mercado, entre os operadores de turismo, agências de viagem on-line etc. O estudo ainda indica a situação econômica mundial de incerteza, que mexe com o orçamento dos turistas. "Em situações econômicas rígidas, a primeira coisa que os consumidores cortam são os luxos desnecessários, assim como as viagens de férias".
Fonte: MSN
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