Enquanto o Banco Nacional de Desenvolvimento Social de Desenvolvimento Social (BNDES), ficou responsável pela concorrência que dará origem a um modelo de concessão para os aeroportos do País, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuaria (Infraero), trata de agilizar os projetos de expansão de parte das 67 unidades que administra, entre elas, o Aeroporto Internacional de Guarulhos, devendo lançar um edital até abril, para a realização dos estudos de viabilidade da construção de um terceiro terminal de passageiros, orçado hoje em torno R$ 1 bilhão.
O anúncio foi do presidente da estatal aeroportuária, o brigadeiro Cleonilson Nicácio Silva, ao dizer que "a expectativa é de que corra tudo dentro planejado para que o terminal esteja pronto em 2014", comentou ele, referindo-se à Copa do Mundo de Futebol que acontecerá no Brasil, fazendo com que Guarulhos seja uma das principais portas de entrada de turistas.
Estudos apontam que a obra incrementará a capacidade de movimentação de passageiros do aeroporto paulista em mais 13 milhões. Prova disso é que a unidade recebeu aproximadamente 20 milhões de turistas no último ano. Para Guarulhos, também estão previstos aportes de R$ 16,5 milhões , em infraestrutura e equipamentos para seu Terminal de Cargas (Teca).
A concorrência internacional deve ascender o interesse tanto de empresas ligadas a administração aeroportuária e até construtoras, podendo dar origem a toda diversidade de consórcios. A idéia é que os estudos fiquem prontos de forma a possibilitarem o início das obras em 2010.
Outra novidade é que o novo terminal poderá receber a maior aeronave do mundo, o A-380, com capacidade para mais de 800 passageiros - hoje só companhias de fora têm essa aeronave encomendada. A maior aliança de companhia aéreas do mundo, a Star Alliance, com mais de 20 empresas, entre elas a TAM Linhas Aéreas, manifestou interesse em tornar Guarulhos uma espécie de hub ( centro de distribuição de voos) no País, com o desejo de concentrar as atividades das filiadas em só um terminal.
Além disso, novas empresas como a Turkish Airlines querem atuar por aqui, tornando maior a necessidade de mais um moderno equipamento para abrigar a operação de novos voos internacionais.
Congonhas
Outro desafio da Infraero é a resolução dos gargalos do Aeroporto de Congonhas, hoje saturado, mas que ainda desperta o interesse de novas companhias aéreas. No local é cogitado aumento de 1,1 mil metros para 2 mil metros das pistas, desencadeando a desapropriação de vários imóveis, mas os moradores da região organizam ações para frear a iniciativa.
Para agilizar a expansão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, a Infraero deve lançar edital até abril para os estudos de viabilidade de um terceiro terminal de passageiros, orçado hoje em torno R$ 1 bilhão.
Fonte: DCI - Imagem: SkyscraperCity
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