11.5.09

Iberia vai anunciar plano anti-crise

A Iberia vai anunciar na quarta-feira um plano de contingência para enfrentar a crise que inclui reduções de capacidade, frota e pessoal, bem como congelamento dos salários dos principais gestores e a não distribuição de dividendos relativos ao exercício de 2008, avançava no sábado o jornal “Expansión”.

A notícia dizia que o plano foi elaborado na expectativa de a companhia espanhola apresentar prejuízos no exercício em curso devido a condições de mercado “excepcionalmente difíceis”.
Uma comunicação do mercado do director financeiro e de estratégia corporativa da Iberia, Enrique Dupuy, à CNMV, entidade de supervisão do mercado de capitais espanhol, dizia que a manterem-se durante todo o ano as circunstâncias actuais “é improvável que a companhia tenha um resultado positivo no exercício de 2009”.

Enrique Dupuy dizia ainda que as receitas da Iberia têm-se ressentido “da debilidade” do mercado espanhol, bem como “da maioria dos mercados internacionais”, salientando que a crise económica e financeira “está a afectar de forma muito significativa o negócio do transporte aéreo em todo o mundo”.

O executivo destacava ainda que além de quedas de tráfego, as companhias enfrentam também pressões sobre os preços.

Os últimos dados sobre as vendas de bilhetes de avião pelas agências de viagens espanholas (BSP Espanha), publicados pela edição online do “Hosteltur”, indicavam que nos primeiros dois meses deste ano se verifica uma quebra de 32% ou 252 milhões de euros, para 528,4 milhões .

Os dados mais recentes da Iberia sobre a evolução do tráfego, relativos ao primeiro trimestre, indicavam uma queda da procura (em RPK, do inglês para passageiros x quilómetros percorridos, unidade mais utilizada na aviação) em 9,7%, face a uma redução de capacidade (em ASK, do inglês para lugares x quilómetros percorridos) em 6,1%, levando a uma queda da taxa de ocupação em 2,9 pontos, para 76,5%.

Dados publicados pela AEA, por sua vez, mostravam que nos primeiros três meses deste ano a Iberia foi entre 28 companhias com dados publicados a que mais passageiros “perdeu” em relação ao período homólogo de 2008, tendo uma redução de 1,13 milhões ou 19,7%, para 4,64 milhões.

Os dados relativos aos primeiros três meses, porém, têm incorporado um efeito desfavorável quando se comparam com o período homólogo de 2008, porque a época de “pico” das viagens pela Páscoa foi este ano em Abril, quando no ano passado foi em Março.

A notícia publicada pelo “Expansión” diz que a Iberia vai retirar pelo menos cinco aviões de operação, que tinha em regime de aluguer com tripulação à Gestair, bem como vai acelerar o plano de reformas antecipadas.

Fonte: Presstur

Nenhum comentário: