11.5.09

México vai ajudar empresas aéreas a enfrentar crise gerada pela gripe

O governo do México anunciou hoje que prepara um programa de estímulos para apoiar empresas aéreas nacionais devido à crise que o setor enfrenta pela recessão e os danos gerados pelo vírus da nova gripe, que afetou sensivelmente o turismo.

"As companhias aéreas do país atravessam uma situação financeira complexa derivada de um longo período de desaceleração econômica global, que nas últimas semanas se viu agravada pela emergência de saúde causada pelo surto de influenza", reconheceu hoje a Secretaria (Ministério) de Comunicações e Transportes (SCT). O objetivo do plano "será atender eficazmente a crescente demanda por transporte aéreo no México, uma vez que a economia mundial comece a se recuperar e que o alerta de saúde tenha ficado para trás".

Os recursos "serão canalizados através de créditos do Banco Nacional de Comércio Exterior (Bancomext)". O comunicado, que não especifica o montante das ajudas, cita como fatores das dificuldades das companhias aéreas "o declive da atividade econômica mundial, o aumento nos preços do combustível e o aumento na paridade do peso com o dólar".

Fonte: G1

Nenhum comentário: