A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou projeto de lei que amplia de 20% para 49% o limite de participação de estrangeiros em empresas aéreas nacionais. A proposta do ex-senador Paulo Octávio (DEM-DF), que obteve parecer favorável do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), incorporou ainda uma emenda que suprime qualquer restrição a empresas de fora do país a prestarem serviços domésticos. A matéria agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde será apreciada em caráter terminativo antes de seguir para a Câmara dos Deputados.
- Investimentos estrangeiros são bem vindos, pois contribuem para gerar empregos, trazer tecnologia e aumentar a concorrência e desenvolver o país - argumentou Jucá ao defender a aprovação do projeto.
Com a decisão da CAE, acabaram ficando prejudicados dois outros projetos que tramitavam na Casa sobre o assunto, um do senador Tião Viana (PT-AC) e outro do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que propunham o fim de qualquer limite para a participação de estrangeiros em empresas aéreas nacionais. O senador petista, porém, anunciou que irá apresentar requerimento para propor que seu projeto passe a tramitar em separado dos demais. Na sua opinião, a atual reserva de mercado impede o consumidor brasileiro de ter serviços de melhor qualidade e mais baratos, além de uma cobertura mais eficiente do território nacional.
- O que se observa é uma indiferença das companhias, principalmente em relação aos estados mais periféricos - justificou Tião Viana.
Fonte: O Globo
Um comentário:
Esse caras só podem ter titica na cabeça...então quer dizer por exemplo, que o número de comissários estrangeiros a bordo de uma aeronave brasileira operando internacionalmente não será mais um terço e sim dobrará? como ficam os comissários brasileiros? ha,ha como sempre se f.....e empresas estranegeiras operarem domesticamente? eles acham que essas empresas vão contratar tripulantes brasileiros? ha,ha...e como ficam as nossas empresas que nasceram neste país, pagam encargos absurdos e "sustentaram" esse ramo até agora, para derepente os gringos virem fazer a festa e lucrar ás nossas custas? novamente ha,ha...as cabeças desses caras deveriam servir de alimento para turbinas...é indignante!!!!!
Postar um comentário