Operando em Mato Grosso há seis anos, com voos diários pata quatro cidades, a empresa CruiserLinhas Aéreas até o final de 2009 deixará de atender o Estado. A decisão de deixar o Estado foi motivada pela elevada carga tributária sobre o combustível das aeronaves, ou seja, a Querosene de Aviação (QAV).
A mudança para uma outra unidade da federação está praticamente tomada, contudo só virá a ser repensada caso o governo de Mato Grosso venha a reduzir o imposto do combustível para as aeronaves.
Em conversa com técnicos da Agência Nacional de Aviação (Anac), o diretor geral da Cruiser, Paulo Almada, discutiu sobre a transferância da sede e não descartou a possibilidade de transferir a empresa para Minas Gerais, Estado onde a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o QVA é apenas 2%, enquanto que em Mato Grosso é de 25%.
O alto custo do ICMS do QVA faz com que as passagens em Mato Grosso da empresa tenham elevação tamvém, por exemplo, uma passagem de Cuiabá para Aripuanã não sai por menos de R$ 570.
Hoje o custo do combustível para aviação de Mato Grosso encontra-se em segundo lugar entre os mais caros, perdendo apenas para Roraima.
Devido ao alto custo a Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz/MT) concedeu às companhias aéreas, que voam dentro de Mato Grosso, redução de 50% na alíquota sobre o QVA, baixando o valor do imposto para 12,5%. Este novo percentual está em vigor desde maio e para que as empresas tenham este benefício deve-se cadastrar junto a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Turismo de Mato Grosso (Sedtur/MT).
Fonte: http://www.circuitomt.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário