8.7.09

Risco de gripe suína leva tensão a voo

Passageiros do Rio não entraram em avião que vinha da Argentina com pessoas gripadas

A presença de uma família de quatro pessoas com sintomas da gripe suína num avião procedente de Buenos Aires provocou tensão, domingo à tarde, no voo 3152, da TAM. A aeronave fez escala no Rio antes de seguir para Salvador. Pelo menos 20 passageiros deixaram de embarcar no Aeroporto Tom Jobim, com medo.

Ontem, o Ministério da Saúde da Argentina confirmou 2.800 casos e 60 mortes. Donos de teatros argentinos suspenderam as atividades por 10 dias a partir de ontem. Cassinos também fecharam.

Segundo a TAM, os sintomas dos passageiros foram comunicados à tripulação durante o trecho entre a capital argentina e o Rio. O comandante avisou à Anvisa, que teria emitido laudo médico classificando os indícios da doença como leves. Segundo a companhia aérea, a família recebeu máscaras e foi autorizada a seguir.

A Anvisa não confirmou a emissão do documento. Disse, no entanto, que somente os casos graves são levados às unidades de saúde. Máscaras foram oferecidas para quem embarcaria do Rio para Salvador, mas algumas pessoas, entre elas grávidas e crianças, desistiram de embarcar e tiveram os bilhetes remarcados.

Ontem, a CNBB transferiu o Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe, que seria de 12 a 17 de julho, em Porto Alegre (RS), para fevereiro. O evento reuniria 3 mil pessoas de 35 países. A Argentina já é o 3º país no ranking de mortos pelo vírus, atrás de México (116) e EUA (127). Autoridades disseram crer que o contágio já pode ter atingido 100 mil.

Fonte: O Dia

Nenhum comentário: