27.8.09

Consumo de querosene de aviação bate recorde

As empresas de transporte aéreo já sinalizam uma recuperação da crise. O consumo de querosene de aviação em julho foi o maior já registrado em um mês pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) em uma série iniciada no ano 2000. Foram vendidos 2.984.281 barris do combustível no Brasil em julho, 4% mais que no mesmo mês de 2008 e 10% acima do volume registrado em junho.

De janeiro a julho, o consumo de querosene de aviação foi de cerca de 19 milhões de barris -12 mil a menos que nos sete primeiros meses de 2008.

Segundo o brigadeiro Allemander Pereira, consultor do Snea (sindicato das empresas aéreas) e ex-diretor da Anac, a substituição de voos internacionais por destinos nacionais por conta de gripe suína foi o principal motivo para a elevação do consumo do combustível no mês passado.

"Antes, as aeronaves partiam do Brasil e abasteciam no exterior para fazer o voo de retorno. Com o aquecimento do mercado doméstico, elas passaram a encher o tanque duas vezes no território nacional."
Os dados da Anac confirmam o descompasso entre o mercado doméstico e o internacional em julho. O tráfego de passageiros em voos nacionais aumentou mais de 25% no mês ante o mesmo período de 2008, enquanto a demanda caiu 10% para os destinos internacionais.

No acumulado do ano até julho, a demanda por voos internacionais está cerca de 6% menor neste ano do que no mesmo período do ano passado. Para os voos domésticos, o crescimento foi da mesma ordem.

"Como o mercado doméstico é maior que a oferta de voos internacionais no Brasil, o saldo é positivo. Este não pode ser considerado um ano ruim para a aviação se comparado com o resultado de outros setores, que tiveram mais perdas durante a crise", diz o brigadeiro.

Fonte: Folha de SP

Nenhum comentário: