Boeing 767-300 da companhia chilena Lan Cargo pousou nesta terça-feira no aeroporto de Maringá com 32 toneladas de equipamentos eletrônicos e decolou com produtos de confecção
Pousou às 16 horas desta terça-feira (11), no Aeroporto Regional Silvio Name Junior, em Maringá, um Boeing 767-300 da companhia aérea chilena Lan Cargo com 32 toneladas de equipamentos eletrônicos embarcadas em Miami, nos Estados Unidos. Foi o primeiro voo internacional recebido pelo município e o desembarque inaugural do Terminal Internacional de Cargas (Teca).
Com uma tripulação de quatro pessoas, liderada pelo comandante Claudio Monteiro, o voo inaugurou a linha cargueira que terá duas viagens mensais, no itinerário Miami—Maringá—Campinas—Miami.
Além de receber cargas dos Estados Unidos, o Teca embarcará cargas maringaenses para exportação. Na terça, o Boeing da Lan Cargo decolou levando 4,6 toneladas de produtos de confecção maringaense para os Estados Unidos.
A linha é operada pela empresa ABSA, subsidiária brasileira da Lan Chile. A linha coloca Maringá na rota do comércio internacional por vias aéreas.
Para o segundo voo, marcado para o próximo dia 26, Maringá receberá um volume maior de cargas: 45 toneladas de equipamentos eletrônicos, que serão usados como insumo por quatro empresas maringaenses.
De acordo com a empresa de logística MCA, que opera a linha cargueira, deverá ser embarcada a mesma quantidade de mercadorias da região para o exterior.
“Serão frutas, confecções e semijoias, das regiões de Maringá e Londrina, e artefatos de madeira, da região sul do Paraná”, explica Eliane Budny, gerente da MCA em Maringá.
Segundo o proprietário da empresa, Yuzi Massumoto, os empresários ganham, em média, 12 horas de vantagem com o recebimento da carga diretamente em Maringá.
“Normalmente, eles teriam que receber a mercadoria em Campinas ou Curitiba e transportá-la para cá. Com o Teca de Maringá, o tempo é reduzido e também o custo com seguro”, analisa Massumoto.
O superintendente do Porto Seco Norte do Paraná, Marcos Capellazzi, afirma que a distribuição das cargas recebidas pelo Teca vai garantir vantagem de custo para os empresários da região.
“O custo deverá cair em 50%, além da possibilidade de prestação de outros serviços, como etiquetamento”, diz Capellazzi. Tanto o Teca quanto o Porto Seco são administrados pela mesma empresa, a Maringá Armazéns Gerais, por meio de concessão.
Tripé
Com o Teca e o Porto Seco em funcionamento, o município conquista dois dos três pontos fundamentais para o desenvolvimento local, apontados em 1996 pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem).
Para o prefeito Silvio Barros (PP), há possibilidade de garantir em breve o terceiro ponto: o parque tecnológico de Maringá. “O embrião desse parque tecnológico será uma incubadora industrial, que deverá ser montada no antigo barracão do Instituto Brasileiro do Café, que foi liberado para o município”, afirma Barros.
O prefeito revela que está sendo elaborado um documento chamado “Maringá 2030”, que aponta as necessidades de investimento para os próximos 21 anos, considerando o que já foi conquistado até o momento. “Precisamos agora fornecer infraestrutura para o Teca e o Porto Seco e isso será feito por meio de indústrias de base tecnológica.”
Fonte: O Diário Maringá / Aviation News
Fotos: Alexander Raff Lehngr, Marco Antonio Deprá e Renato César Marques.
Agradecimentos:
Gostaria de agradecer ao senhor Engº. Renato César Marques da Universidade Estadual de Maringá por ter enviado as fotos ao blog.
Um comentário:
Obrigado Rafael pela publicação deste fato histórico da aviação para Maringá e toda a região norte/noroeste do Paraná, região esta que muito se desenvolveu nos seus primórdios, graças a aviação, e que agora inaugura uma nova etapa.
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