A Gol firmou na segunda-feira com a Iberia seu quarto acordo este ano de code share (compartilhamento de voo) com empresas internacionais de aviação. Em cerca de duas semanas, as duas companhias também deverão fechar uma nova parceria, que beneficiará os participantes dos programas de milhagem da Gol (Smiles) e da Iberia (Iberia Plus). Eles poderão acumular e resgatar seus bônus para voar nos aviões das duas empresas.
O vice-presidente da Gol, Wilson Maciel Ramos - que anunciou o acordo ao lado da diretora de Vendas Internacionais da empresa espanhola, Silvia Cairó, em Madri - informou que a previsão é que o compartilhamento de voos comece a valer a partir de janeiro ou fevereiro de 2010. Antes, precisa ser aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Wilson Maciel Ramos explicou que o acerto com a Iberia se trata de um code share unilateral: a Iberia venderá voos da Gol, mas a empresa brasileira não venderá voos da companhia espanhola. Hoje, a Iberia opera dois voos diários em São Paulo e um no Rio. Com o acordo, a Iberia poderá adicionar seu código aos voos oferecidos pela Gol, com origem no Rio e em São Paulo, para 13 cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador e Vitória.
Segundo a diretora de Vendas Internacionais da Iberia, Silvia Cairó, 40% dos passageiros europeus que se destinam ao Brasil ou deixam o país o fazem por São Paulo, 23% pelo Rio de Janeiro e 37% por outras cidades. No caso da Iberia, esses percentuais são, respectivamente, de 54%, 29% e 17%. É nesse último segmento (de passageiros fora do eixo Rio-São Paulo) que a Iberia pretende ampliar sua participação no Brasil.
--- Queremos entrar nessa parte doméstica --- afirmou Silvia
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário