Ideia é que voos fretados entrem na capacidade operacional de Cumbica. Mesmo se aprovada, ação não altera viagens regulares já programadas.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vota nesta terça-feira (1) uma proposta para a operação no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, Grande São Paulo, a fim de evitar atrasos no embarque de passageiros nos períodos de maior demanda, como as festas de fim de ano.
A proposta é que em dias de grande movimentação, os voos fretados, que hoje não passam por autorização da agência, também entrem no limite de capacidade operacional de Guarulhos.
De acordo com a Anac, na última rodada de alocações de 'slots' (movimentos de pouso ou decolagem) neste terminal foi estabelecido o tempo de 45 movimentos por hora.
Se aprovada, a medida não exigirá nenhuma alteração nos voos regulares já autorizados pela agência para a alta temporada, uma vez que essas operações já consideram o máximo de 45 movimentos.
Além de adequar o volume de passageiros, a proposta também quer evitar que os voos não-regulares interfiram no funcionamento do aeroporto no período de dezembro a março. Eles são eventuais e buscam atender a uma demanda específica, caso dos charter e fretamento.
Todos os voos regulares foram autorizados prevendo o máximo de 45 operações por hora e o mesmo limite será observado durante o período de fim de ano e férias de verão para os 246 charter já solicitados à Anac e que estão sob análise.
No entanto, essa medida não terá os efeitos desejados caso os fretamentos continuem sendo realizados nos horários mais movimentados. Se a proposta na reunião for aprovada, as agências de viagem que já tenham previsto fretamentos para horários de pico deverão informar aos passageiros a mudança de horário.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário