Passageiros voltaram a embarcar em seus voos nesta segunda-feira, no aeroporto de Newark, em Nova Jersey, depois de as autoridades passarem a noite procurando um homem que furou o esquema de segurança e não passou pelo raio-x no domingo. O incidente ocorreu por volta das 17h20 e provocou a suspensão de embarques e esvaziamento do Terminal C.
A porta-voz da Administração de Segurança em Transportes (TSA em inglês), Ann Davis, disse que a segurança do aeroporto viu um homem entrar em região restrita por uma das saídas do local. As autoridades procuram as imagens no circuito interno do Aeroporto Internacional Liberty, de Newark. A segurança local não tem certeza se o homem já estava na área de embarque, saiu e retornou, ou se ele burlou a segurança, entrando pela saída sem ser revistado.
Nenhum avião do Terminal C teve sua decolagem autorizada na noite de domingo e milhares de passageiros que já estavam na área de embarque tiveram de passar pelo raio-X novamente. O incidente gerou caos no aeroporto, com atrasos em desembarques e decolagens, especialmente da companhia Continental, a maior daquele terminal.
A jornalista da CNN Alina Cho, que desembarcou de um voo vindo de Fort Lauderdale, na Flórida, disse que não havia previsão para melhoras. Ela afirmou ainda que muitos passageiros que já estavam a bordo do avião, tiveram de sair para passar pelo raio-x novamente.
O incidente ocorreu mesmo dia em que o governo dos Estados Unidos anunciou que vai introduzir novas regras para a revista de passageiros que chegam nos aeroportos do país vindos de países que acredita ter ligações com terrorismo . Os passageiros vindos da Nigéria, Paquistão, Síria, Irã, Sudão, Cuba e Iêmen terão suas bagagens de mão revistadas e também serão revistadas individualmente por policiais. As novas medidas entrarão em vigor nesta segunda-feira.
A TSA informou em uma declaração que as novas regras se aplicam a passageiros que chegam ou passam pela chamada lista de "Estados Patrocinadores do Terrorismo", elaborada pelo Departamento de Estado americano - Cuba, Irã, Sudão e Síria - e outros países envolvidos. Como parte do novo sistema de segurança, passageiros que viajam de qualquer outro país estrangeiro para os Estados Unidos também passarão por revistas aleatórias.
No Reino Unido, scanners 3D, de corpo inteiro, serão instalados nos aeroportos numa tentativa de coibir atos terroristas como o registrado no último dia 25, anunciou no domingo o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown. A decisão acirra ainda mais o debate sobre segurança e privacidade travado na Europa desde a tentativa frustrada de explosão de um avião , no dia de Natal, por um nigeriano ligado à al-Qaeda. ( Ameaças da al-Qaeda fazem países fecharem embaixadas no Iêmen )
A Holanda anunciou, em 30 de dezembro, que instalará 15 máquinas 3D de corpo inteiro no aeroporto de Schiphol destinadas somente aos passageiros que embarcarem em voos com destino aos EUA. Os equipamentos não podem ser usados para voos dentro da Europa porque o tema ainda é alvo de intenso debate no âmbito da União Europeia.
A questão será examinada pela UE na próxima quinta-feira, em Bruxelas, quando deverá se definir se os novos aparelhos devem ser adotados pelos 27 países do bloco.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário