11.2.10

Fabricante de assentos admite que falsificou testes

A fabricante japonesa Koito Industries informou que falsificou dados de testes de segurança feitos em 150 mil assentos instalados em cerca de mil aeronaves da Boeing e da Airbus operadas por 32 companhias aéreas em todo o mundo. A Toyota possui uma fatia de 20% na empresa que controla a Koito, mas o anúncio não tem relação direta com os recalls anunciados recentemente pela Toyota.

As companhias aéreas, os agentes reguladores e as fabricantes de aviões afirmaram que os assentos não representam risco à segurança. A Koito alegou que, com o objetivo de atender ao aumento da demanda por assentos, usou um programa de computador que produz leituras equivocadas sobre testes de segurança para o cumprimento de padrões para a força do assento.

A empresa disse que vai começar a testar todos os assentos cobertos pelos dados de teste falsificados e consertar os não estiverem de acordo com as exigências. A Koito admitiu também que deixou de fazer alguns testes de segurança e usou dados de exames anteriores. "Lamento muito", disse o presidente da empresa, Takashi Kakegawa. As ações da Koito despencaram 33,5%, seu limite máximo de queda, para 159 ienes (US$ 1,78) na bolsa de Tóquio ontem.

Fonte: IG

Nenhum comentário: