5.4.10

Falta de pilotos pode travar setor aéreo em dois anos

Número de formandos não acompanha o crescimento estimado para aviação brasileira

Vai faltar piloto em dois ou três anos, diz presidente da Azul

Há tempos o país enfrenta dificuldades para recrutar pilotos de aviões comerciais, devido ao número reduzido de pessoas que se profissionalizam para exercer esta tarefa. Com o crescimento projetado para o turismo do Brasil, que está às vésperas de sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, o setor aéreo tende a entrar em colapso em, no máximo, três anos.

Entre 2007 e 2009, a média de licenciamento de novos pilotos comerciais de linhas aéreas foi de 373 profissionais por ano. Esse número é suficiente para atender apenas 62 novas aeronaves, de acordo com especialistas ouvidos pelo R7. TAM, Gol e Azul, juntas, absorveriam pelo menos 70% desse total, considerando o número de aviões que elas compram a cada ano.

Isso porque é preciso ter 12 pilotos por avião em uso no país, para que se formem seis duplas por aeronave, entre piloto e copiloto. Esse arranjo é necessário porque ambas as categorias profissionais têm limites de horas para voar.

Nesse cenário, sobraria menos de um terço dos formandos para atender todo o restante do mercado, que inclui as outras empresas que precisam repor seus quadros devido à aposentadoria de seus pilotos, companhias aéreas internacionais e novatas como Webjet e OceanAir.

O número é considerado “irrisório” pelo diretor de relações institucionais da Azul, Adalberto Febeliano.

- Vai faltar piloto daqui a dois ou três anos. Não tem piloto para mais ninguém.

Custo caro afasta interessados

Anac oferece bolsa para quem quer ser piloto

Um dos principais empecilhos para quem quer ser piloto é o preço do curso. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informa que o investimento necessário para este tipo de formação vai de R$ 14 mil a R$ 70 mil.

O superintendente de capacitação e desenvolvimento da agência, Sidney Nogueira, afirma que formar um piloto é certamente o processo que mais exige investimento financeiro de um aspirante à profissão.

- Sem contar que o candidato também precisa reunir outras habilidades e características bem específicas, como ter boa visão, boa audição e reflexos apurados. Por isso é que esta é provavelmente a área da aviação civil em que a oferta de profissionais é mais escassa.

Graziella Baggio, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), conta que realmente as vagas mais procuradas são de pilotos e de comissários. O problema, segundo ela, é que os cursos são “extremamente caros e longos”.

Fonte: R7

10 comentários:

Unknown disse...

As Cias estão querendo somente pilotos com ICAO. Mesmo que seja pra voar dentro do Brasil. O que tira avião di chão é piloto e não carteira. Vão ter que contratar até carroceiros, mas desde que tenham ICAO nivel 4 e se possivel ser amigo de alguem.. peixada.

Anônimo disse...

Essa lenga lenga eu escuto desde 1990. Com a salário que as empresas estão pagando é melhor fazer outra coisa mesmo , ainda mais se for na AZUL . A ANAC tem que dar curso é prá eles, pois admitir piloto com 1500 horas ! Não sabe nem prá eles e nunca mais vão voar , vão pilotar mesa pro resto da vida e sem experiência de nada de vôo. Resumindo é um cabidão de emprego prá esses novinhos sem ter passado pela aviação civil . Coisa da imcompetência .

Unknown disse...

Contesto veementemente que esteja faltado ou que via faltar Pilotos no Brasil. Pois há ainda centenas de Brasileiros muito bem clalificados voando no exterior. O que falta são as companhias nacianais oferecerem salários atrativos para que estes, que estão fora voltem e que o investimento para a formação de um jovem aviador seja compensativa. Sou completamente contra a bolsa paga pelo contribuinte Brasileiro para a formação de Pilotos, assim como creio que, o SNA deveria ser, uma vez que esta instituição deveria ser comprometida com as reais necessidades da classe.

Cmte.Flavio Labanowsky B737-800 Air India Express

Unknown disse...

Não é só na aviação que há falta de profissionais no Brasil. Nos ramos de Engenharia, por exemplo, também. Acredito que nem tanto a questão do salário pago seria o problema mas sim a formação em si. Vejo que as companias aéreas deveriam investir na formação básica de profissionais que tenham o perfil, ou seja, que paguem as instruções ou então criem as próprias escolinhas de voo, como tinha na Varig. Afinal de contas, será de interesse delas mesmas. Ou então um acordo entre as companias e a ANAC para que seja exigido do candidato o estudo e não as despesas em si com a formação. Mas é muito bom sabre disso, dessa futura falta de pilotos, sendo um Piloto Aluno querendo entrar para aviação. E que os pilotos do exterior voltem a trabalhar com a gente investindo no Brasil.

Unknown disse...

Creio que este sistema de bolsas proposto pelo governo não seria a melhor solução, pois estando na aviação já por algum tempo, este tipo de incentivo pelo o que vi só ajudou a quem na realidade podia pagar por ele. Sem falar que grande parte destas verbas, que são de origem do suado trabalho do contribuinte, recai frequentementes suspeitas de desvios e usos indevidos. Sou a favor da iniciativa privada tomar conta disto, redução e encetivos fiscais para abertura de Escolas de Aviação poderia ajudar, uma vez que pesados impostos recaem em quem por ventura gostaria de comprar pequenas aeronaves para tais fins! Quanto os profissionais serem formados pelas proprias empresas, sim creio que seria também uma boa solução ou parte dela, pois esta seria uma boa garantia de qualidade na formação dos profissionais. Isto já foi feito com muito sucesso por antigas empresas nacionais, Panair do Brasil e Varig e continua sendo bem realizado por empresas de renome internacional como Lufthansa, KLM, Air France e BA.

Cmte. Flavio Labanowsky:IPE, Aeroclubes de São Leopoldo, Londrina, Rio Grande do Sul
e da Bahia.
Co-Piloto F50 Rio-Sul Linhas Aereas
Cmte & TRI F50 Rio-Sul Linhas Aereas
Cmte & TRI,TRE ERJ-145 Rio-Sul Linhas Aereas
Cmte B737Efis & B737NG Rio-Sul & Varig
Cmte B737-800 Ryanair
Cmte B737-800 Air India Express.

Unknown disse...

Por favor vejam o site abaixo, isto é para que acha que deveriamos usar o dinheiro publico para a foramação de aviadores no Brasil!

http://www.youtube.com/watch?v=G-SHAak_stc&feature=email

Cmte Flavio Labanowsky

Frederico F. V. Mesquita disse...

É história para "boi dormir", tenho experiência de vôo mas não consigo emprego há quase 4 anos, só não tenho essa carteira tipo ICAO pois sou aviador e não professor de inglês. É como muitos falam, quem voa é piloto não carteira. Hoje os Coronéis aposentados da FAB estão tirando os empregos na aviação civil e se passam por voar com baixos salário, prostituindo a categoria e denegrindo a imagem dos bons aviadores. Depois de 20 anos voando pelo Brasil nunca precisei falar inglês, não é agora que vou precisar falar... Emprego na aviação é pura peixada, indicação ou apadrinhamento.

Anônimo disse...

Boa Tarde, contratem portugueses, porque existem imensos no desemprego.

Fica a dica...

Anônimo disse...

Como já foi referido no comentário anterior concordo plenamente.
Sou português, tenho a licença de piloto de linha aérea mas não tenho emprego. A aviação do Brasil está a crescer muito rapidamente e a formação de pilotos não consegue dar resposta a esse crescimento. Há muitos pilotos portugueses no desemprego que poderiam estar a voar no Brasil.

Anônimo disse...

Aviação no Brasil sempre foi e sempre será elitista, o uso do idioma extrangeiro nesse caso o Inglês é necessário visto que todos os sistemas da aeronave estão ou foram fabricados no exterior sendo assim e mandatório o conhecimento da lingua, isso sem falar nos enormes problemas de comunicação com os centros de controle aéreo que não possuem profissionais qualificados ICAO 4
requirements e sem poder deixar de mencionar o salário baixissimo que é Pago a esses profissíonais. Aos pilotos a questão salarial tambem não fica muito diferente, um gusto enorme para formar um piloto e poucas chances Se conseguir uma colocação, temos muitos pilots qualificados no Brasil atualmente exportamos pilotos , não precisamos de pilotos portugueses!! Assim Como eles Portuguêses não precisam de nenhum profissíonal Brasileiro seja engenheiro, destista, arquiteto, etc etc , está dado o
recado, o que realmente precisamos é de educação generalizada de tudo e todos nesse País a começar com esses políticos que infelizmente temos, mas infelizmente eles são o reflex direto do povinho que temos, analfabetos, Como o ultimo Presidente....