23.5.10

Indústria da aviação apoia campanha liderada pela ONU

O presidente e diretor-geral da Airbus agradece às companhias aéreas por serem Amigas da Green Wave. O presidente e diretor-geral da Airbus, Tom Enders, agradeceu hoje às companhias aéreas do mundo que se uniram à fabricante de aeronaves no apoio à campanha global da Organização das Nações Unidas no Ano Internacional da Biodiversidade.

A Airbus apoia a Green Wave (onda verde), uma iniciativa da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), criada pela ONU. Às 10h do dia 22 de maio – o Dia Internacional da Biodiversidade – a campanha passará pelos fusos horários mundiais, criando uma onda de atividades de leste a oeste do planeta. A iniciativa tem como objetivo engajar e educar os jovens sobre o papel crucial que a biodiversidade – a rica variedade de todos os tipos de vida do planeta – exerce em nossas vidas e em nossos futuros. Chegando o grande dia, contamos com 19 companhias aéreas inscritas, e a campanha ganha força a cada dia.

A Airbus vem utilizando seu alcance mundial para apoiar campanhas desde 2008. Este ano, com as companhias aéreas ao redor do mundo realizando grandes feitos para proteger a biodiversidade, a Airbus e a CDB estão encorajando-nas para tornarem-se oficialmente Amigas da Green Wave. De acordo com Tom Enders, esse apoio crescente reflete o reconhecimento de que preservar a biodiversidade é também preservar uma inestimável fonte de inovação futura.

Ele explica: “Além do pioneirismo de voos menos poluentes, que ajudam a indústria da aviação a reverter os 2% de emissões humanas de CO2, a Airbus também está comprometida em apoiar a reversão dos outros 98% - como, por exemplo, os 17% do desmatamento que acelera a perda de biodiversidade. Nossa indústria tem um longo histórico de trabalhos conjuntos na tentativa de moldar a indústria de aviação ecoeficiente do futuro. E gostaria de agradecer àqueles que apoiam a Green Wave como parte de nossos esforços coletivos para possibilitar um mundo mais conectado e sustentável”.

“Os engenheiros aeronáuticos sempre foram inspirados pela natureza e, hoje, por meio da engenharia baseada na biologia – a biomimética – a própria natureza pode ter a chave para soluções ainda mais ecoeficientes que equilibrem a demanda global por viagens aéreas e um meio-ambiente melhor”.

A biomimética é apenas uma das razões pelas quais a Airbus está apoiando a campanha e convocando a ajuda de outros. Como chefe de uma das líderes de uma indústria global, que gera 1,5 trilhões de dólares em produto interno bruto mundial, 33 milhões de empregos e detêm 35% do comércio mundial, Tom Enders afirma que é difícil para qualquer um ignorar o impacto econômico da perda de biodiversidade. Somente em 2008, essa perda foi estimada entre 2 trilhões e 4,5 trilhões de dólares, representando de 3,3% a 7,5% do produto interno bruto mundial*.

Fonte: Revista Fator

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