31.7.10

Dois aviões da Mexicana arrestados no Canadá

A Mexicana de Aviación, uma das maiores companhias aéreas do México, que há alguns meses atravessa grandes dificuldades financeiras, confirmou que dois aviões seus foram arrestados no Canadá, a pedido de um credor que não identificou.

A informação divulgada pela Mexicana considera que o lessor dos aviões se baseou em informações erradas para avançar para o arresto dos aparelhos e garante estar a desenvolver “todos os esforços” para que “o diálogo iniciado com os trabalhadores e outros interessados se materialize em acções sólidas que permitam manter a viabilidade operacional da empresa, minimizando quais impactos futuros para os passageiros, voos e rotas”.

A Mexicana, membro da aliança oneworld, liderada por British Airways e American Airlines, é detida em 30% pelo grupo hoteleiro Posadas, que a comprou em 2005 ao Estado, por 165 milhões de dólares, e posteriormente abriu o capital a outros grupos empresariais mexicanos.
De acordo com a imprensa internacional, a Mexicana voa para 50 destinos no México, América Latina, Caraíbas e Europa, tendo uma média de 50 operações por dia.

Os sindicatos da companhia têm afirmado que a administração estuda três opções, reduzir pessoal (em cerca de 30%) e salários (entre 40% e 50%), vender a empresa aos sindicatos ou avançar para a protecção de credores (designado no México por “concurso mercantil”).

A crise da Mexicana tem raízes em 2009, pelo impacto na aviação mexicana da queda da procura pela crise económico-financeira mundial e que no México foi agravada pelo início do surto de gripe A(H1N1).

Fonte: presstur

Nenhum comentário: