Em comunicado, a companhia aérea informou que os atrasos se deram pelo retorno de férias escolares, que coincidiu com a implementação de um novo sistema de processamento das escalas dos pilotos e comissários
O mês de agosto começou mal para as empresas aéreas. Dos 1012 voos domésticos programados até as 12 horas desta segunda-feira (02/08) nos principais aeroportos do país, 242 sofreram atrasos de pelo menos meia hora, o que representa 23,9% do total. Outros 42 foram cancelados (4,2%). As informações são do boletim divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
A Gol é a companhia que apresenta atrasos. De acordo com o comunicado da Infraero, dos 362 voos da Gol programados até as 12 horas em terminais do país, 185 registraram atraso, o que representa 51,1% do total. Outros 28 foram cancelados (7,7%).
A TAM, por sua vez, conta com atrasos em 26 dos 347 voos programados para a segunda-feira até às 12 horas. O que representa 7,5%. A empresa teve quatro voos cancelados, o que significa 1,2% do total.
Em comunicado, a Gol afirmou que os atrasos desta segunda-feira ainda são "reflexo do intenso tráfego aéreo na sua malha verificado na última sexta-feira, quando a empresa precisou transferir algumas de suas partidas programadas do Aeroporto de Congonhas (São Paulo), que fecha às 23h, para o Aeroporto Internacional de Guarulhos".
A nota da companhia informa ainda que algumas tripulações atingiram o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão, o que impediu que os profissionais seguissem viagem "gerando um efeito em cadeia", informou a empresa. "A situação, desenvolvida num fim de semana de pico de movimento, com retorno de férias escolares, ocorreu num momento em que a empresa finalizava a implementação de um novo sistema de processamento das escalas dos pilotos e comissários".
A companhia informou estar trabalhando para regularizar a situação de seus voos, acionando tripulantes extras. A Gol destacou equipes de monitoramento nos aeroportos para lidar com possível problemas dos passageiros.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou ainda que está acompanhando os atrasos registrados pela companhia e conferindo se as novas regras estão sendo cumpridas. Por volta das 12h30, agentes do Procon chegaram ao aeroporto de Congonhas para fazer fiscalização.
Fonte: Época
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