Autoridades de aviação civil brasileira e europeia dão sinal verde para as primeiras entregas.
São José dos Campos – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Agência Européia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA) certificaram o jato executivo Legacy 650. Esta aeronave da categoria large com alcance estendido é baseada no bem-sucedido super midsize Legacy 600, que conta com cerca de 200 unidades entregues em todo o mundo.
“Temos a satisfação de anunciar hoje as certificações da ANAC e da EASA para o Legacy 650, um ano após o lançamento do programa na última convenção da NBAA. Desta forma, poderemos iniciar as entregas da aeronave em 2010, como planejado”, disse Luís Carlos Affonso, vice-presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “O Legacy 650 cumpriu todos os requisitos originais estabelecidos, em particular o alcance de 3.900 milhas náuticas, que possibilita à aeronave ligar importantes cidades e abre novos mercados para a Embraer.”
O Legacy 650 é o produto que a Embraer oferece na categoria de jatos large. A aeronave possui uma cabine refinada e espaçosa e tem alcance para voos transatlânticos: alcance máximo de 7.223 km (3.900 milhas náuticas) com quatro passageiros e 7.112 km (3.840 milhas náuticas) com oito passageiros, ambos incluindo reservas de combustível NBAA IFR. Este aumento significativo do alcance foi viabilizado por meio de diversas modificações, tais como asas e trens de pouso reforçados, um novo sistema de combustível totalmente automatizado e com maior capacidade e motores AE 3007A2, com alta eficiência e maior empuxo, da Rolls-Royce. Algumas rotas importantes que podem ser voadas sem escala pelo avião são Londres (Reino Unido) – Nova York (EUA); Dubai (Emirados Árabes Unidos – EAU) – Londres ou Singapura; São Paulo (Brasil) – Miami (EUA) e Singapura – Sydney (Austrália).
A certificação do Legacy 650 marca a estréia dos aviônicos Primus Elite™ da Honeywell, que também equiparão o Legacy 600. Os leves e modernos monitores de LCD (Liquid Crystal Display) oferecem funções avançadas, tais como cartas e mapas integrados com o sistema online de previsão de tempo XM. Como um desenvolvimento pós-certificação, o sistema de navegação vertical (Vertical Navigation – VNAV) permitirá à aeronave seguir trajetórias verticais a partir do sistema de gerenciamento de vôo (Flight Management System – FMS), o que é muito útil em descidas com diferentes restrições de altitude e velocidade, pois reduz a carga de trabalho da tripulação e otimiza o consumo do combustível. Da mesma forma, o sistema de comunicação por meio de enlace de dados controlador-piloto, denominado FANS/CPDLC (Future Air Navigation System – Controller Pilot Datalink Communication), viabilizará a troca de informações da aeronave com as bases em solo, e permitirá aos pilotos responder às mensagens do controle de tráfego aéreo, solicitar autorizações e desvios no plano de voo, reportar informações, etc., evitando o sobrecarga nas transmissões de manutenção e alto índice de despachabilidade (99,8%) – em mais de 16 milhões de horas de voo e 13 milhões de ciclos –, o que os tornam notavelmente eficientes. Eles não somente têm menor custo operacional do que aeronaves com cabines de tamanho semelhante, como também apresentam o mesmo custo de aquisição de aeronaves com apenas dois ambientes na cabine. O Legacy 600 e o Legacy 650 são customizados para as necessidades do mercado de aviação executiva: acabamento interno de primeira qualidade, três ambientes distintos de cabine, excelente conforto e suporte global em centros de serviços dedicados para jatos executivos.
Fonte: Revista Fator
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