De acordo com a publicação, as rotas Brasil – Portugal, onde a TAP é a única companhia com voos regulares, tiveram no ano passado 1,155 milhões de passageiros, apenas menos que as ligações do Brasil com os Estados Unidos (2,76 milhões) e com a vizinha Argentina (dois milhões).
Depois Estados Unidos, Brasil e Portugal vêm as ligações ocm França, com 998,1 mil passageiros, Chile, com 694,8 mil, Espanha, com 612,9 mil, Alemanha, com 547,2 mil, Uruguai, com 418,3 mil, Itália, com 397,6 mil, e Reino Unido, com 340,6 mil.
A informação mostra que em 2009 as ligações entre o Brasil e Portugal não escaparam à tendência de queda da procura que foi generalizada na aviação mundial pelo impacto da crise económico-financeira, registando um decréscimo do número de passageiros em 5,4% ou cerca de 65,5 mil.
Entre as dez principais rotas de e para o Brasil, só escaparam a esta tendência as dos Estados Unidos (+4% ou mais 105,2 mil que em 2009), Uruguai (+10,3% ou mais 37 mil) e Reino Unido (+22,6% ou mais 62,7 mil).
As menores quedas no Top10 foram nas ligações com a Itália (-3,6% ou menos 15,6 mil), Alemanha (-4,7% ou menos 27 mil) e Portugal (-5,4% ou menos 65,5 mil).
As ligações com a Argentina foram as que tiveram a maior queda (-17% ou menos 410 mil passageiros), seguindo-se Espanha (-11,2% ou menos 77 mil), Chile (-10,4% ou menos 81 mil) e França (-10,3% ou menos 114,4 mil).
Os dados publicados pela ANAC mostram que a TAP teve uma queda menor que o conjunto das ligações entre o Brasil e Portugal (o que decorre, designadamente, de terem cessado, a partir de Setembro de 2008, os charters semanais dos operadores portugueses para o nordeste brasileiro).
A publicação indica que a TAP transportou 1,18 milhões de passageiros nas suas rotas do Brasil, 594,2 mil em voos à partida do Brasil e 585,8 mil em voos à partida de Portugal.
Relativamente a 2008, a TAP teve uma queda média de 4,4%, com quedas de 3,8% nos voos com origem no Brasil e de 5% nos voos com origem em Portugal.
De acordo com estes dados, a TAP foi mesmo a segunda maior companhia em número de passageiros de voos internacionais no Brasil, apenas atrás da TAM, maior companhia aérea brasileira, que transportou 3,15 milhões.
Nesta informação a TAP teria superado a GOL/VRG, que teve 1,13 milhões de passageiros em voos internacionais, embora numa das tabelas publicadas no Anuário sobre o tráfego internacional total das companhias brasileiras, a GOL/VRG surja com 1,21 milhões de passageiros, e portanto à frente da TAP.
De acordo com esta tabela, a TAM teve 72% do total de passageiros de voos internacionais das companhias aéreas brasileiras, com 3,15 milhões, e a GOL/VRG teve 27,7%.
Nos dados a que se chega a partir das tabelas publicadas pela ANAC por países e companhias, a TAP está à frente da concorrência norte-americana e europeia, designadamente da American Airlines (913 mil passageiros em 2009), Air France (667,8 mil), LAN (560,3 mil), Iberia (465,8 mil), Delta Airlines (428,4 mil), Continental Airlines (347,1 mil) e Aerolíneas Argentinas (323 mil).
A posição da TAP no tráfego entre a Europa e o Brasil tem-se reflectido num forte crescimento do turismo brasileiro em Portugal, especialmente na área de Lisboa (clique para ler: Brasileiros garantem à hotelaria de Lisboa 47% do crescimento das dormidas de estrangeiros e Banco de Portugal destaca impacto do turismo brasileiro em Portugal).
Os dados mais recentes sobre o tráfego da TAP nas linhas do Brasil indicam que já tem garantido este ano um recorde de passageiros. Até Agosto, o crescimento situa-se em 29,7%, o que equivalia a mais 215 mil passageiros que no período homólogo de 2009, para 936,8 mil (clique para ler: TAP já tem garantido recorde de passageiros nos voos de e para o Brasil).
Fonte: Presstur
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