A Comissão da União Européia concedeu um mandato aos ministros de Transportes do bloco para iniciar negociações visando ao que chamou de "um ambicioso acordo" sobre transportes aéreos com o Brasil. As negociações começam "nas próximas semanas" e têm como foco a abertura dos mercados para empresas de transporte aéreo e a convergência dos regulamentos em áreas como segurança, aspectos ambientais e proteção ao consumidor.
Um recente estudo produzido pela Comissão mostra que o Brasil poderá gerar benefícios ao consumidor de até 460 milhões de euros ao ano. O potencial de crescimento do tráfego aéreo é estimado em 335 mil passageiros adicionais no primeiro ano.
"O Brasil é, de longe, o maior mercado de transportes aéreos na América do Sul, com mais de quatro milhões de passageiros em voos entre a UE e o Brasil em 2009", diz um comunicado divulgado, nesta sexta-feira, pela representação europeia no país.
Na nota, o vice-presidente Siim Kallas, encarregado da área de transportes, afirmou que um acordo entre Europa e Brasil não apenas aumentará o número de voos e a gama de serviços, mas também vai garantir preços mais competitivos nos dois lados.
Ele destacou que o acordo é uma "excelente oportunidade" para o Brasil, que sediará a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
"Tal acordo criaria novas e significativas oportunidades para nossa indústria, bem como benefícios para os viajantes."
A UE tem acordos do gênero com os Estados Unidos, o Canadá, o Marrocos, e os países ocidentais dos Bálcãs. O Conselho de Transportes da UE já autorizou a assinatura de acordos recentemente negociados com a Jordânia e a Geórgia.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário