8.12.10

Conac aprova liberalização do tráfego aéreo entre Brasil e países da América do Sul



O Conselho de Aviação Civil (Conac), que reúne vários ministros, aprovou na segunda-feira na última reunião do atual governo a continuidade dos acordos bilaterais de políticas de céus abertos com o países da América do Sul. O objetivo é eliminar na região o teto para o número de frequência entre os países. A orientação vai além do acordo firmado nesse sentido entre EUA e Brasil e determina a abertura ampla do quadro de rotas, ou seja, cada um poderá voar para a cidade que desejar, além da chamada expansão nas pontas das rotas. Por este mecanismo, uma empresa argentina, por exemplo, poderá levar passageiros do Brasil para outros destinos internacionais.


No acordo firmado com os EUA, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) restringiu novos voos para São Paulo em razão dos gargalos nos aeroportos paulistas. O Conac também determinou que o Brasil crie condições para aumentar a oferta de voos entre Brasil e os países africanos - o que também pode ser feito via acordos bilaterais.

Durante o encontro, os ministros discutiram o risco de acidente aéreos provocados pela presença de urubus, principalmente no Galeão (Tom Jobim). Foi proposto que as autoridades responsáveis entrem em contato com a prefeitura para retirada de lixões próximos aos aeroportos.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: