8.12.10

Infraero e Trensurb firmam parceria para levar aeromóvel ao Aeroporto Salgado Filho

O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, assinou nesta terça-feira (7/12), Termo de Cooperação para instalação da Linha Piloto da Estação do Trem Metropolitano, ao lado do Terminal de Passageiros 1 do Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho. Também participou da solenidade o presidente da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), Marco Arildo Prates da Cunha.

O empreendimento prevê a instalação de uma linha de 900 metros sobre um elevado, que ligará o Terminal de Passageiros 1 do Salgado Filho à atual estação do trem metropolitano chamada Aeroporto. O projeto prevê que o trajeto seja feito por dois veículos controlados automaticamente, conhecidos como Aeromóvel. 

Para o presidente da Infraero, Murilo Barboza, o acesso dos usuários aos aeroportos também é uma preocupação da Infraero. “A integração entre os modais aéreo e terrestre é de suma importância. Queremos receber os passageiros com conforto e segurança em nossos Terminais e essa cooperação vai proporcionar isso em Porto Alegre”, destacou. 

De acordo com o documento, as obras e a operação do serviço serão realizadas pela Trensurb, que também deverá obter as autorizações para execução dos serviços. À Infraero caberá autorizar o uso de áreas pelo Aeromóvel dentro do aeroporto, bem como participar das análises e aprovação dos projetos de implantação e operação do serviço de transporte. A expectativa da Trensurb é de que dentro de um ano o Aeromóvel esteja operando. 

"Há muito tempo sonhamos com este projeto que possui tecnologia local e é uma satisfação imensa ver isso se concretizar. Agradecemos o apoio técnico que a Infraero sempre nos deu para chegarmos hoje neste patamar", destacou Marco Arildo. 

Também participaram da solenidade os diretores Comercial da Infraero, Geraldo Moreira Neves, de Administração e Financeiro, Mauro Roberto Pacheco, de Engenharia e Meio Ambiente, Jaime Henrique Caldas Parreira, além do presidente da Aeromóvel do Brasil S/A, Oskar Coester, empresa responsável pela execução do projeto.

Fonte:    Assessoria de Imprensa – Infraero 

Nenhum comentário: