Neste domingo, até 18h (pelo horário de Brasília), dos 133 voos internacionais com partidas de aeroportos brasileiros, 26 registraram atrasos (19,5%). Nas partidas domésticas, 246 dos 1.564 voos não saíram na hora (15,7%). Sessenta e três partidas foram canceladas (4%). As informações são da Infraero. A nevasca que leva transtornos à Europa atrasa decolagens e pousos nos principais aeroportos do continente . Heathrow, em Londres, o mais movimentado da Grã-Bretanha não está aceitando pousos neste domingo e afirmou que poucos aviões poderão decolar.
No Rio, são 27 atrasos dos 162 voos domésticos neste domingo (16,6%). Catorze partidas foram canceladas (8,6%). Nos aeroportos de São Paulo (Garulhos e Congonhas), dos 310 voos domésticos, há atrasos em 42 (o que representa 13,5%).
A companhia aérea Webjet lidera o ranking dos atrasos domésticos: 51 voos atrasados dos 104 previstos (49% do total). Em seguida, aparece a TAM, com 122 dos 582 voos atrasados (21%).
No sábado, mais de um quarto dos voos domésticos atrasaram
No sábado, mais de um quarto (26,6%) dos voos domésticos previstos para no país atrasaram, segundo o boletim da Infraero de 23h. São 568 voos dos 2.139 programados. Pelas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os atrasos são registrados a partir de 30 minutos. Ao todo, 91 voos (4,3% do total) foram cancelados.
O maior índice de atrasos do sábado foi da companhia Webjet, com 74 voos (53,2%) atrasados. A TAM vem em seguida, com 29,5% (229 voos), e Gol (24,8%, ou 176 trechos). A Azul tem índice de atraso de 19,9% (36 voos) e a Avianca, de 9% (oito voos). Dos 203 voos internacionais, 52 (25,6%) atrasaram e 12 (5,9%) foram cancelados.
O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, tem um dos maiores índices de atraso no País, de 40,5% (87 dos 215 voos previstos). No Galeão, os atrasos atingiram 26,3% dos voos (31 dos 118), enquanto no Santos Dumont o índice foi menor, de 10,6%.
Um avião da Gol chegou a permanecer uma hora e meia parado em Florianópolis para a troca de um tripulante. De acordo com a Gol, a alteração foi necessária porque a aeronave havia decolado com atraso da São Paulo, em um voo anterior, e o tripulante não poderia ultrapassar o limite de horas de trabalho por dia.
A companhia informou que o índice de pontualidade no sistema da Infraero "reflete, principalmente, tempo de solo acima do previsto por conta do grande movimento de passageiros durante o dia, o fechamento temporário, no início da manhã, do aeroporto de Londrina por mau tempo e a necessidade de realização de manutenções não programadas em duas aeronaves".
Anac está monitorando atendimento a passageiros
Já a assessoria de imprensa da Azul explicou que a companhia está priorizando a necessidade dos clientes, mes$que sejam necessários alguns atrasos, para evitar perda de conexões, já que nesta época do ano é difícil conseguir vagas para os passageiros em outros voos.
A Anac informou que está monitorando os aeroportos e que, embora o movimento esteja alto, não foi registrado nenhum problema grave. Os fiscais da Anac também estão monitorando o atendimento aos passageiros para saber se as companhias estão fazendo valor os direitos dos consumidores.
Sobre a eventual falta de pilotos, a agência informou que todas as companhias asseguraram ter mão de obra suficiente para atender a demanda de dezembro. A Gol, por exemplo, tem 40.782 horas de voos previstas para o mês, sendo que seus pilotos têm 44.526 horas para cumprir, ou seja, há sobra. Todas as empresas do país informaram suas horas previstas e disponíveis à Anac.
Fonte: O Globo
Um comentário:
Prezado amigo, o negócio, é andar de ônibus, sim , isso mesmo, de BUZÃO você não fica na MÃO!!!.
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