22.12.10

Reunião não tem acordo e ameaça de greve em aeroportos é mantida

Uma reunião de mais de três horas entre representantes de sindicatos de trabalhadores dos aeroportos e das empresas de aviação terminou sem acordo nesta terça-feira. Com isso, a ameaça de paralisação dos funcionários na próxima quinta-feira está mantida.

"As empresas aéreas receberam nossa pauta em setembro e só vieram avaliar agora. Por isso, já convocamos o trabalhador aeroviário a, no dia 23, parar com suas atividades e contribuir com seu destino", disse Marcelo Schmidt, do Sindicato Nacional dos Aeroviários.

Segundo ele, a greve deverá ocorrer ao longo de todo o dia 23, mas é possível que seja realizada em intervalos determinados, atrasando os voos, mas não os interrompendo.

"Os passageiros precisam ter paciência, porque os trabalhadores estão no limite e isso compromete a segurança. Os passageiros chegarão ao seu destino, mas não chegarão no seu horário."

A tentativa de negociação foi realizada pelo Ministério Público do Trabalho, com a participação de representantes do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), Sindicato Nacional dos Aeroviários (funcionários que atuam em terra) e do Sindicato Nacional dos Aeronautas (pessoal que atua em voos).

"As categorias devem continuar negociando. Há prazo suficiente para negociação até o dia 23. Mas percebi que ainda há um distanciamento muito grande entre as propostas das empresas e as dos trabalhadores", avaliou o procurador-geral do trabalho, Otavio Brito.

As empresas passaram sua oferta de reajuste de 6,08% para 6,5%. Propuseram ainda antecipar a data-base de reajuste para maio de 2011. "Fizemos isso porque não se pode deixar a sociedade refém em uma situação dessas. Não há o menor cabimento fazer uma greve no dia 23 de dezembro, por tudo o que representa o Natal", disse Odilon Junqueira, do Snea.

Questionado sobre um plano B para o caso de greve, o representante do Snea descartou a possibilidade de paralisação. "Nós confiamos no elevado espírito profissional dos trabalhadores".

Os aeroviários querem aumento de 13% mais alta de 30% no piso salarial. Os aeronautas cobram aumento de 15%. E consideram a nova proposta dos empregadores fora de cogitação. "Foi uma provocação", disse Schmidt

Fonte:Portal Terra

Um comentário:

Anônimo disse...

olha gostei muito do seu blog ele retrata muito bem a aviação civil, eu tenho apenas 17 ano, mais sou apaixonado pela aviação e seu blog vai fazer parte agora do meu dia a dia pois vou ler todo dia, você esta de parabéns, pois quando eu tiver idade quero ser comissário de bordo, gostaria que você postagem sobre as pessoas do mundo da aviação, tipo os comissários, pilotos, etc...