22.12.10

UE culpa Aeroportos por Caos Aéreo

Para representante do braço executivo do bloco, terminais não se adequaram para enfrentar ondas de frio

Brasileiros relatam as horas de espera para remarcar voos e falta de informação por parte das empresas aéreas

No quarto dia de caos aéreo na Europa, um representante da Comissão Europeia culpou os aeroportos pelos problemas, gerados, segundo ele, pelo despreparo para enfrentar ondas de frio como a que atinge o continente desde a semana passada.

Atrasos e cancelamentos têm atrapalhado os planos de viagem de milhares de pessoas dias antes do Natal. Grande parte tem passado noites em salas de embarque e estações de trem, também afetadas pelo mau tempo.

Em comunicado, Siim Kallas, vice-presidente do braço executivo da UE e responsável por transportes, chamou a situação de "inaceitável". Para ele, a infraestrutura aeroportuária é um "elo fraco em uma cadeia que, sob pressão, está contribuindo para severas interrupções". Kallas disse que novas regras, que devem ser lançadas em 2011, podem incluir requisitos de "serviços mínimos" que os aeroportos devem fornecer no mau tempo.

Um dos aeroportos mais afetados ainda é o de Heathrow, em Londres. Os terminais continuavam lotados de passageiros que buscavam nas telas de computador a esperança de finalmente poder seguir para seus destinos. A segunda pista do aeroporto, fechada desde o fim de semana, foi reaberta ontem, mas autoridades alertaram que ainda vai levar um tempo para que as operações voltem 100% ao normal.

O premiê David Cameron chegou a oferecer militares para auxiliar na retirada da neve das pistas de Heathrow. A oferta, foi recusada.

Ainda ontem, houve cancelamento de voos nos aeroportos de Frankfurt, na Alemanha, e de Dublin, na Irlanda. O Eurostar, trem que liga o Reino Unido à França e à Bélgica, ainda operava com velocidade reduzida.

Fonte: Folha de SP

Nenhum comentário: