Alguns “fantasmas” da aviação voltaram a estar na ordem do dia, mas em contrapartida, como o mostra o balanço do grupo Air France – KLM, um dos maiores da Europa, do lado dos preços o sector “volta a sorrir”, com o preço médio que cada passageiro pagou por percorrer um quilómetro (yield) a aumentar 9,8% a câmbios constantes.
Essa é a variação que o grupo Air France – KLM indica no balanço dos nove meses de 1 de Abril (início do exercício 2010/2011) a 31 de Dezembro, referindo que a câmbios correntes a subida é de 13,1%, para 8,56 cêntimos do euro.
Desta forma, embora o grupo tenha registado um “magro” aumento do tráfego de passageiros (medido em RPK = passageiros x quilómetros percorridos) de 0,4%, penalizado por eventos como os fechos do espaço aéreo, fechos de aeroportos e greves, as receitas de passagens cresceram 13,3%, atingindo 14.031 milhões de euros, com o aumento no transporte aéreo regular, sua principal linha de negócio, a atingir 13,6%, para 13.394 milhões de euros.
Melhor ainda, para o grupo Air France – KLM, foi a evolução da receita unitária, que pondera o yield pela taxa de ocupação (ou preço médio por ASK = lugar x quilómetro colocado no mercado), que aumentou 11,7% a câmbios contantes e 15,1% a câmbios correntes, para 6,15 cêntimos do euro.
Esta melhor variação da receita unitária decorre, portanto, da subida da taxa de ocupação média dos seus voos, que melhorou 1,4 pontos, para 82,6%, embora na apreciação que faz às perspectivas para o sector, o grupo diga que este ano a receita unitária já acuse os efeitos de “excesso de capacidade, situação criada pelo aumento da oferta dos nossos correntes durante o Inverno”.
Além do “fantasma” recorrente do “excesso de capacidade”, o balanço do grupo Air France – KLM evidencia que já é motivo de forte preocupação a subida do preço do combustível de avião, que lhe “come” as margens.
Nos nove meses abrangidos pelo balanço, a factura de combustíveis do grupo, que é a sua maior rubrica de custos operacionais, tendo representado 39,1% dos encargos com fornecimentos e serviços externos (+3,80 pontos que um ano antes), aumentou 23,1% ou 809 milhões de euros, para 4.294 milhões de euros.
O efeito deste agravamento é que o custo que o grupo teve por cada lugar x quilómetro que colocou no mercado subiu 7,2%, para 6,82 cêntimos do euro, quando a câmbios e preço do fuel constantes o aumento seria de apenas 0,8%.
Ainda assim, o balanço mostra que o grupo Air France – KLM conseguiu “sair do vermelho” no transporte aéreo de passageiros, tendo passado de um prejuízo operacional de 537 milhões de euros nos primeiros nove meses do exercício 2009/2010 para um lucro de 323 milhões em 2010/2011.
Fonte: Presstur
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