O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) foi considerado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o menos eficiente entre 16 grandes terminais do país que formam a categoria 1. Ele apresentou a pior pontuação (27,06) no indicador que relaciona a quantidade de passageiros e o volume de carga ao custo de operação. Para se ter uma ideia, o melhor desempenho foi o do aeroporto de Brasília, com 111,3. Por isso, o órgão regulador impôs ao Galeão a meta mais elevada para o ano de 2011: melhorar a eficiência em 30,78%.
Para conseguir atingir o objetivo, a Infraero terá que repensar a política de gestão do Galeão, pois só há, grosso modo, dois caminhos para melhorar a eficiência do aeroporto: cortar custos ou elevar o número de usuários e o volume de cargas.
Todos terminais da Infraero terão de melhorar eficiência
A imposição de metas individuais aos aeroportos é uma novidade na política do setor e foi aprovada semana passada. Os detalhes constarão de portaria do órgão regulador a ser publicada nos próximos dias. No mesmo texto estará incluído o reajuste das tarifas aeroportuárias, a partir de 14 de março.
A meta fixada para o Galeão foi definida com base num parâmetro internacional chamado WLU (work load units), um indicador de desempenho anual que divide o número de embarques e desembarques e o volume de cargas pelos custos (operacional, administrativo e financeiro).
Guarulhos, principal porta de entrada do país, obteve pontuação de 52,66 e uma meta de melhoria de 15,81%. O WLU de Confins (Belo Horizonte) ficou em 65,91 (meta de aumento de eficiência de 12,64%). Todos os aeroportos administrados pela Infraero terão que melhorar o desempenho.
O Santos Dumont está na categoria 2 de aeroportos, grupo no qual teve bom resultado. Seu WLU foi de 51,84 e sua meta de aumento da eficiência foi fixada em 2,75%. Foi considerado um dos dez mais eficientes, entre 33 terminais.
Tarifa de embarque doméstico vai subir 5%
A meta ainda não contempla melhoria na qualidade de serviço oferecido ao passageiro, um segundo passo da resolução e que buscará construir um novo modelo de reajuste e revisão das tarifas. Em 2012, no segundo reajuste das tarifas aeroportuárias, a Anac irá analisar o cumprimento das metas por parte da Infraero.
Segundo cálculos do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), com base na portaria, o primeiro aumento das tarifas, que vai vigorar no mês que vem, terá maior impacto para as companhias aéreas. A tarifa de embarque doméstico será reajustada em 5,28%, subindo de R$ 19,6 para R$ 20,6 nos aeroportos de primeira categoria. No embarque internacional, o aumento será de 1,58%, para R$ 36,57.
Já o reajuste para as tarifas de pouso e permanência para as aéreas será de 158,2%, segundo o sindicato. O impacto e quanto deverá ser repassado para o consumidor ainda será calculado pela entidade.
Fonte: O Globo
Um comentário:
Pedir metas, desempenho, eficácia, eficiência, produtividade de onde você não pode tirar nada, é tentar extrair leite de pedra. Uma empresa lotada de " cumpanheiros" petistas, desconhecem aviação minimamente, pergunto o Galeão-GIG é um AEROPORTO???.
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