1.3.11

Pilotos trocam os mapas em papel pelo iPad em aviões nos EUA


Órgão que administra a aviação autorizou que empresa use tablet.

Pilotos poderão utilizar aparelho como fonte de informação.

O órgão que administra a aviação nos Estados Unidos autorizou o uso do iPad como fonte de informação para os pilotos. A Administração Federal de Aviação (FAA) permitiu que a companhia "Executive Jet Management" use o tablet da Apple como uma alternativa aos mapas feitos no papel.

A decisão se aplica somente à Executive Jet Management, mas tem efeito em toda a aviação. Ao permitir que os pilotos da empresa usem o iPad, a FAA está reconhecendo o potencial dos tablets como instrumentos para a aviação.

Conforme reportagem da revista "Wired", antes da decisão, o iPad era visto apenas como um instrumento de referência, e não como fonte de informação única dos pilotos.

A autorização foi seguida por três meses de testes rigorosos do iPad e do "Mobile TC", um aplicativo de mapa desenvolvido pela empresa "Jeppesen". Os testes realizados mostraram que o tablet não interfere nos equipamentos eletrônicos do avião. O iPad foi testado em 10 aviões operados por 55 pilotos em 250 voos.

A FAA está avaliando outros pedidos de empresas de aviação para o uso do iPad na cabine dos pilotos.

Fonte: G1

2 comentários:

Anônimo disse...

Alô, Alô, "ANArC"!!! Preste atenção no que faz o chamado "1o. Mundo" (o de verdade; não aqui, que pensam que são), pois aqui todo o mundo já está fazendo isso também, só que em dia de inspeção tem que reduzir o disponível do avião, escondendo os iPads dos INSPAC's e carregando o jurássico AIP Brasil (parecem os catálogos telefônicos de NY) na cabine, para modo de não tomar uma multa. Isso é patético. Mas é o Brasil (2a. maior aviação do planeta)...

Anônimo disse...

Tudo na vida depende....pode ser bom, pode ser ruim : - A automação de leitura por Ipad´s, das ERC, ARC,STAR, WACIAC, SID,pode ser bom, por outro lado, corremos o risco de pilotos , num mapa de papel , não saberem plotar uma radial, um QDM, traçar uma rota e tirar seu rumo, interpretar AWY`s, suas altitudes a serem cumpridas devido a seus rumos,plotar marcações por coordenadas,trabalhar em escalas de mapas,transformar arcos de longitude em NM/Km/ em tempos ,minutos/segundos, este rudimento básico , que vai se perdendo com a automação, depois não me perguntem por que aeronaves se perdem neste Mundo afora!!.