"Pessoalmente, eu nunca *desligo* meus gadgets quando orientado a fazê-lo, dentro de aviões. No máximo, ligo o “Modo Avião” e sempre me perguntei se isso é realmente importante, pois a possibilidade de uma ou mais pessoas esquecerem completamente de fazer isso (até com aparelhos jogados dentro de bolsas/mochilas e afins) é enorme. Se fosse algo muito sério, o procedimento certamente seria outro.
Mas a International Air Transport Association (IATA) diz que esses dispositivos podem de fato oferecer um risco maior do que o imaginado. Pasme: ela registrou 75(!) incidentes de “interferências eletrônicas” *possivelmente* causadas por aparelhos móveis de passageiros. Em. Seis. Anos.
Deus nos acuda! A menininha aí em cima nem sabe, mas pode explodir o avião.
Bitch, please. De 2003 a 2009(!), 125 companhias aéreas contribuíram com esses dados, afirmando que controles de voo, modo piloto-automático, trens de pouso e kits de comunicação poderiam ser afetados por uso de eletrônicos diversos dentro das aeronaves. Essa hipótese, diga-se, veio de meros achismos de pilotos e comissários — não há absolutamente nada de científico no “estudo”.
A parte mais interessante é que o iPad foi citado como um dos aparelhos mais “perigosos”, seguido de smartphones BlackBerry e do iPhone. Como eles chegaram a essa conclusão, ninguém sabe."
Fonte: do BLOG.MACMAGAZINE de Rafael Fischmann
3 comentários:
Pilotos trocam os mapas em papel pelo iPad em aviões nos EUA
Órgão que administra a aviação autorizou que empresa use tablet.
Pilotos poderão utilizar aparelho como fonte de informação.
Do G1, em São Paulo
Mapas antes feitos em papel poderão ser
consultados pelo iPad (Foto: Reprodução/Wired)
O órgão que administra a aviação nos Estados Unidos autorizou o uso do iPad como fonte de informação para os pilotos. A Administração Federal de Aviação (FAA) permitiu que a companhia “Executive Jet Management” use o tablet da Apple como uma alternativa aos mapas feitos no papel.
A decisão se aplica somente à Executive Jet Management, mas tem efeito em toda a aviação. Ao permitir que os pilotos da empresa usem o iPad, a FAA está reconhecendo o potencial dos tablets como instrumentos para a aviação.
Conforme reportagem da revista “Wired”, antes da decisão, o iPad era visto apenas como um instrumento de referência, e não como fonte de informação única dos pilotos.
A autorização foi seguida por três meses de testes rigorosos do iPad e do “Mobile TC”, um aplicativo de mapa desenvolvido pela empresa "Jeppesen". Os testes realizados mostraram que o tablet não interfere nos equipamentos eletrônicos do avião. O iPad foi testado em 10 aviões operados por 55 pilotos em 250 voos.
A FAA está avaliando outros pedidos de empresas de aviação para o uso do iPad na cabine dos pilotos.
Este post não contribui em nada. Além de fomentar uma prática errada, critica a falta de fundamento da nota da IATA, no entanto também não fundamenta cientificamente seus argumentos, incorrendo no mesmo erro. Vale lembrar, anda, que nossa sociedade é totalmente aversa a regramentos, e posts como estes incentivam esta característica. Se mesmo com as restrições, já temos inúmeros casos de desobediência, imaginem se não as fizessemos?
Ademais, leis são leis, e devem ser cumpridas.
Se o fato de manter ligado um iPad causasse algum problema, tudo o que é jato executivo do planeta já teria dado com os cornos no chão, pq - apesar de a homologação ser só para a tal empresa - a verdade nua e crua é que todo o mundo na executiva tá usando EFB's e/ou iPad's p/ visualizar os plates há muito tempo, ninguém mais tem espaço a bordo para carregar aqueles binders jurássicos da Jeppesen (AIP Brasil então nem se fala). A autoridade lá fora também é lenta, mas pelo menos trabalha...já aqui...sem comentários.
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