27.8.11

Cenipa vai entrar em investigações do Voo 447 por determinação de Dilma


Em reunião com a presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira, o presidente da Associação dos Familiares das Vítimas do Voo 447, Nelson Marinho, disse que ela garantiu que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) vai entrar nas investigações sobre as causas do acidente. 

Mais de dois anos depois do acidente, dois inquéritos ainda estão parados no Brasil, um em Brasília e outro em Pernambuco. A alegação é falta de corpo técnico para analisar os relatórios preliminares franceses e alemães sobre o acidente. De acordo com Nelson Marinho, que perdeu o filho no acidente, as investigações francesas e brasileiras vão acontecer paralelamente.

Marinho repudia o relatório francês, que tem 750 páginas e alega falha humana como a principal causa da queda do Airbus A330. Segundo ele, outros seis aviões do mesmo modelo caíram mundo afora e isso é preocupante porque é um avião automático e, quando há problemas, o piloto fica refém da máquina.

Nelson Marinho acha que o governo francês não tem interesse em se aprofundar nas investigações por querer preservar os empregos dos franceses.

O avião da Air France saiu do Rio de Janeiro no dia 31 de maio de 2009 e caiu no mar, perto de Fernando de Noronha. Todas as 228 pessoas a bordo morreram.

Fonte: do Portal 12Horas.Aérea

Nenhum comentário: