2.2.12

Aerolíneas Argentinas aposenta frota de jumbos após 33 anos



A companhia aérea Aerolíneas Argentinas aposentou nesta quarta-feira o último dos aviões de sua frota de aviões Boeing 747 Jumbo, após 33 anos de serviço, informou a companhia em comunicado.

O último voo de um Jumbo da companhia argentina decolou de Madri e pousou nesta quarta-feira em Buenos Aires, onde a tripulação foi saudada pelo presidente da empresa, Mariano Recalde. "O B-747 foi, até o surgimento do Airbus A-380 há poucos anos, o maior avião comercial do mundo. A Aerolíneas Argentinas foi a primeira e única empresa que incorporou este tipo de aeronave em toda a América Latina", afirmou Recalde.

Segundo ele, o voo desta quarta-feira "encerra um ciclo" iniciado em janeiro de 1979, quando chegou ao aeroporto de Ezeiza - na região metropolitana de Buenos Aires - o primeiro dos 13 aviões que a Aerolíneas comprou ou alugou da fabricante americana Boeing.

A Aerolíneas Argentinas vem substituindo a frota de Jumbo por aviões Airbus A-340, de fabricação europeia. A companhia está sob gestão estatal desde 2008, quando, em meio a uma severa crise interna, o governo argentino decidiu estatizar a empresa, até então controlada pelo grupo espanhol Marsans.

Fonte: Terra

5 comentários:

Anônimo disse...

Única empresa que incorporou este tipo de aeronave em toda a América Latina? Ele esqueceu da Avianca, VARIG...? E eu também tenhos minhas dúvidas se ela foi a primeira... Irei pesquisar.

Anônimo disse...

A VARIG , creio, recebeu os dois primeiros B747-200 no ano de 1981, receberia um terceiro , operou voos para Europa, Japão , NYC . Os dois primeiros, seriam para a Libyan , Libia, mas foram embargados, e a VARIG resolveu incorporá-los a sua frota, um salto de qualidade à época.

joseluizdacosta@bol.com.br disse...

A Aerolines está com a corda no pescoço, calcelou vários voos e deve para BNDES.

Anônimo disse...

Não sei como ela ainda quer Airbus A380-800...

Anônimo disse...

VARIG E AVIANCA VOARAM COM O BOEING 747