6.2.12

CHINA PROÍBE COMPANHIAS AÉREAS DE PAGAR À UNIÃO EUROPÉIA POR EMISSÕES DE CARBONO


A China proibiu oficialmente nesta segunda-feira suas companhias aéreas de pagarem cotas de emissões de CO² exigidas pela União Europeia (UE) por atravessar seu espaço aéreo. Além disso, a autoridade chinesa proibiu o aumento dos preços sem permissão prévio do governo.

Segundo informou a agência Xinhua, o Executivo chinês cedeu com a medida anunciada a meses de pressões da Associação do Transporte Aéreo da China (ATAC), que reúne as quatro maiores companhias aéreas do gigante asiático (Air China, China Eastern, China Southern e Hainan Airlines).

O subsecretário-geral da ATAC, Chai Haibo, já tinha antecipado à agência EFE há um mês que a associação levaria eventualmente a queixa pela exigência da UE aos tribunais, como fizeram várias companhias americanas.

A proibição anunciada nesta segunda-feira se refere ao sistema de comércio de direitos de emissão da UE, que implica na prática fazer as companhias aéreas, a partir de 2012, a pagarem por cada tonelada de dióxido de carbono (CO²) emitirem em rotas com origem ou destino na UE.

Fonte: EFE/Terra

Nenhum comentário: