10.2.12

São Gonçalo do Amarante...



Aeroporto terá fundações em março, prevê Inframérica Consórcio aguarda aprovação de financiamento junto ao BNDES para dar início a construção

A construção dos terminais de cargas e passageiros do aeroporto de São Gonçalo do Amarante está prevista para começar no início de março e depende apenas da aprovação do financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), estimado em R$ 580 milhões - 80% do valor da obra, avaliada em R$ 650 milhões. Em audiência pública realizada na tarde de ontem o superintendente do Consórcio Inframérica, Ibernon Gomes, apresentou a ordem de serviço emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que aprovou o pré-projeto apresentado pelo consórcio.

Ibernon Gomes confirmou que o aeroporto de São Gonçalo do Amarante estará pronto e em pleno funcionamento em 2014 para atender a demanda da Copa do Mundo. "Estamos trabalhando para isso", disse. Ele explicou que em março deve começar a construção das fundações dos terminais de cargas e passageiros e que o material que será utilizado na construção ainda não foi definido. "Essa é uma definição de engenharia que aindaestá sendo avaliada, mas certamente a opção será pelo material que dê mais agilidade à obra", afirmou.

O teatro municipal de São Gonçalo do Amarante ficou lotado para a apresentação do projeto do aeroporto. Dezenas de moradores do município tiveram a oportunidade de visualizar como ficará o aeroporto após a conclusão das obras. "Essa foi a primeira vez que apresentaram o projeto com essas imagens para a gente. Vai ficar maravilhoso, é o início de um novo tempo para São Gonçalo do Amarante. Esse aeroporto vai trazer muito desenvolvimento para a nossa cidade", disse Fátima Silva, 54, moradora da comunidade Rio da Prata.

Projeto

De acordo com o pré-projeto, o edifício do terminal de passageiros do aeroporto terá três andares, sendo o térreo para o fluxo de desembarque, o primeiro andar para o fluxo de embarque, e os pisos intermediários para a instalação de escritórios, áreas técnicas e circulações verticais de acesso aos pavimentos operacionais. O prédio terá ao todo 40 mil metros quadrados de área construídae capacidade de atender 6,2 milhões de passageiros por ano. "Para se ter uma ideia o Aeroporto Augusto Severo atendeu em 2011 a demanda de 2,5 milhões de passageiros, ou seja, nós vamos triplicar a capacidade de passageiros por ano no Rio Grande do Norte", disse Ibernon.

O terminal de passageiros terá ainda 45 balcões de check-in convencionais e 10 quiosques de auto-atendimento para o embarque; cinco esteiras de restituição de bagagens; oito pontes de embarque com capacidade para receber qualquer aeronave; e um setor comercial que visa atender às necessidades dos passageiros e irá incluir lojas de artesanato da região, praça de alimentação, cafés, bares, livrarias, quiosques e serviços de atendimento ao turista, agências, transporte etc. O estacionamento de veículos será implantado em etapas de acordo com a evolução da demanda, com uma capacidade inicial de 1.500 vagas.

Já o terminal de cargas terá um edifício de estocagem e operações de importação e exportação composto de áreas de serviços e escritórios, comárea de 2,8 mil m² e capacidade de processamento de 10 mil toneladas por ano. O terminal será subdividido em três setores: Área de Importações, Área de Exportações e Área de Carga Doméstica. 

Fonte: Diário de Natal

3 comentários:

Anônimo disse...

Bacana, e os projetos de acesso por meio de transporte de massa ????? Ou vaõ esperar 30 anos para descobrir que os estacionamentos já não dão mais conta e que se deve começara fazer "puxadinhos"

Anônimo disse...

Jornal Hoje em Dia -BHZ ; Minas tem 5 acidentes de avião em 38 dias ,segundo um professor do curso de Ciências Aeronáuticas-FUMEC , é a falta de fiscalização, já ANC informa possuir 560 funcionários para fiscalizar , mas não pode estar em todo lugar . Será mais um ano de recorde de tragédias na Aviação?.

Anônimo disse...

retificando...já ANAC...