22.6.12

Visitando a Boeing (do blog mauoscar.com)


(testo original: http://mauoscar.com/2012/06/07/boeing-a-maior-fabrica-de-avioes-do-mundo-seattle/)

Linha de produção do antigo 747-400 
®Divulgação Boeing
Durante nossa visita à Seattle, tivemos a oportunidade de realizar o sonho de qualquer viajante apaixonado por aviação. Realizar uma visita guiada a fábrica da Boeing e acompanhar de pertinho boa parte do processo de fabricação das aeronaves como o Boeing 747-8767777 e o moderníssimo 787 dreamliner.
Visita fábrica da Boeing
Embora a Boeing tenha sido fundada em Seattle em 1916 por William E. BoeingDesde 2001 a empresa está oficialmente sediada em Chicago. Hoje, mesmo estando presente em diversos estados americanos e até mesmo em outros países do mundo, é no estado de Washington que a empresa mantém suas raízes e algumas de suas principais unidades.
Hangar de pintura na fábrica da Boeing
Como é o caso da Boeing Everett Factory. Localizada no município de Everett, uma cidade de pouco mais de 100.000 habitantes a cerca de 40 km ao norte do centro de Seattle.  Lá os amantes e curiosos da aviação podem participar de um interessantíssimo tour de 90 minutos de duração pelo interior da fábrica.
Vista aérea da fábrica da Boeing em Everett, WA
®Divulgação Boeing
Considerada a maior e mais importante fábrica do grupo Boeing, A Boeing Everett Factory ainda ostenta o título de maior edifício em capacidade de armazenagem do mundo. São mais de 13.3 milhões de metros cúbicos de área coberta. O que a título de comparação seria o suficiente para acomodar cerca de 14 Empire State Buildingsdeitados lado a lado sob o teto da fábrica.
Future of Flight, onde a visita a fábrica começa e termina
De tão grande que é, a fábrica chega a ser considerada uma cidade dentro de outra. E muitas vezes chega a ser chamada de “Boeing-City”, uma vez que a fábrica tem CEP, corpo de bombeiros, polícia, hospital e até mesmo subestações de luz e tratamento de aguas próprios.
Future of Flight
Bem isso não é por acaso, afinal de contas nesta gigantesca fábrica de aviões gigantes, mais de 30.000 pessoas se revezam em 3 turnos diários produzindo alguns dos maiores sucessos de venda da Boeing como é o caso do 747 que reinou absoluto como o maior avião comercial de passageiros do mundo por 37 anos seguidos até ser desbancado em 2007 pelo A-380 da Airbus. Ou mesmo o inovador 787 Dreamliner.
Future of Flight Aviation Center em Everett, WA
Bem mais indo ao que interessa: O tour de aproximadamente 90 minutos começa com a compra do ingresso.Recomenda-se comprar os tickets com antecedência na internet, principalmente entre os meses de Junho e Setembro. No final do Post mais informações sobre o tour:
Entrada do Future of flight Aviation Center & Boeing Tour
O tour começa no Future of Flight Aviation Center & Boeing Tour. Lá no horário marcado os participantes são conduzidos para um auditório, onde é passado um vídeo institucional da empresa de uns 10-15 minutos.
Entrada do tour pela fábrica da Boeing
Após o termino do tour é passado mais uma vez algumas instruções relativas a segurança e normas do tour entre elas a proibição total de câmeras, aparelhos celulares e eletrônicos no interior da fábrica. Você deve deixar tudo no carro ou num dos lockers pagos do Future of Flight Aviation Center. (Uma pena não poder fotografar o tour para colocar fotos minhas aqui no Blog, enfim normas são normas).
Hall para o Auditório da Boeing: Daqui para frente celulares e cameras são proibidos
Depois desta parte protocolar, o grupo todo embarca num ônibus (chinfrinzinho) e então seguimos em direção a fábrica. No caminho você meio que se sente praticamente numa pista de aeroporto, uma vez que muitos dos aviões que aguardam a pintura ou vôos de teste encontram-se estacionados no pátio que o ônibus passa.
Fábrica da Boeing em Everett vista do terraço do Future of Flight Aviation Center
No nosso tour a primeira parada foi justamente na linha de produção do 747 e foi justamente pelo tamanho da aeronave, e a impossibilidade de produzí-los na fábrica  de Seattle que a Boeing acabou sendo “obrigada” a construir no início da década de 70 o maior galpão industrial do mundo e desta forma passou a produzir estes verdadeiros gigantes em Everett.
Enorme Galpão da fábrica da Boeing em Everett, WA
Ao descermos do ônibus é que realmente temos a noção do tamanho da fábrica, adentramos por uma das entradas que conduzem a um dos túneis subterrâneos que passam por debaixo da fábrica e onde todo sistema elétrico, hidráulico, comunicações e afins passa. Pasmem são mais de 3,7 kilometros de túneis subterrâneos, que chegam a ser utilizados para corrida por alguns funcionários para exercício físico. Depois de caminharmos por uns 15 minutos através de um destes túneis, subimos através de um elevador industrial até um mirante acima da linha de montagem do 747-8.
Linha de produção do antigo 747-400
®Divulgação Boeing
Este é sem dúvida um daqueles momentos mais impressionantes, afinal de contas não é todo dia que se visita uma fábrica de aviões, quero dizer a maior fábrica de aviões do mundo. Lá em cima a guia do nosso grupo passou então explica o processo de montagem das aeronaves, cada uma das estações por onde o avião passa e ainda fala sobre uma série de curiosidades sobre esta família de aviões que tem entre alguns membros célebres o Air Force One, o Avião que era utilizado para o transporte dos ônibus espaciais do programa espacial americano, entre outros.
Turbina de avião no Future of Flight antes do tour começar
No dia de nossa visita, estava sendo construído 1457o Boeing 747 com o prefixo B-LJH que quando pronto, irá para Hong Kong fazer parte da frota da Cathay Pacific Airways. Isso é uma das coisa legais da fabrica. Todos os aviões são devidamente identificados e mostram qual a Cia. Aérea que o encomendou e quantos deles já foram produzidos para a mesma. Os únicos que não são identificados são aqueles comprados para uso particular, neste caso segundo nosso guia são simplesmente identificados como VIP e nem mesmo os funcionários da linha sabem seu destino final.
747-8 Freighter da Cathay Pacific pronto para entrega em Everett, WA
Bem o 747, pode ter sido destronado pelo A380 da Airbus, mas não perde a majestade e seu mais novo modelo,o Boeing 747-8 é o maior, mais eficiente, silencioso e econômico de todos os 747 já produzidos até hoje. A companhia aérea que resolver encomendar um 747-8 terá que esperar até o início de 2015 para receber seu avião. A Lufthansa por sinal acabou de encomendar mais 15 aeronaves para incluir em sua frota.
Aviões no pátio da fábrica da Boeing entre eles um 747-8 da Lufthansa
Depois disso voltamos até o ônibus e seguimos com ele até o segundo ponto de parada em nosso tour pela fábrica da Boeing. Seguimos por outro túnel subterrâneo até a linha de montagem do 777. Pois é para ir de um ponto a outro na fábrica tem que se usar um meio de transporte. Não é a toa que a fábrica dispõem de mais de 1300 bicicletas para a mobilidade dos funcionários dentro da planta.
Mirante para a Linha de Produção do Boeing 777
® Divulgação Boeing
Outra curiosidade interessante é que a fábrica não possui sistema de aquecimento ou ar condicionado, e mesmo assim a temperatura no interior da mesma oscila apenas em cerca de 5-8o C. No verão as gigantescas portas dos galpões são abertas e no inverno as mais de 1 milhão de lâmpadas e os mais de 30.000 funcionários geram calor suficiente para aquecer a fábrica.
Aeronaves praticamente prontas para entrega
Em Everett,  a Boeing produz 4 diferentes variações de 777, as quais acomodam de de 181 a 375 passageiros. Dentre os aviões que já voamos até hoje, um vôo da KLM entre Amsterdã e Cingapura, foi sem dúvida um dos melhores e mais confortáveis de todos os tempos. Falando em Cingapura, este é o avião 777-300ER que aSingapore Airlines atualmente utiliza na sua rota São Paulo – Barcelona – Cingapura.
Réplica em miniatura do 777 da Singapore Airlines
No dia de nossa visita o 777 de número 1023 estava sendo construído para a Korean Airlines prefixo HL8250, já em fase final de montagem. No início da linha de montagem, o 1024o 777 produzido em Everett começava a ganhar forma para integrar a moderna frota Emirates sob o prefixo A6 EGT.
Time Lapse Produzindo o Boeing 777 em Everett, WA
Para encerrarmos a visita com chave de ouro, seguimos por alguns poucos metros até a linha de montagem do novíssimo 787 Dreamliner, cuja linha de montagem corre praticamente paralela a linha do 777.
Linha de produção do 787 Dreamliner em Everett
® Divulgação LAN
Boeing 787 Dreamliner é o mais recente projeto aeronáutico da Boeing. Foi apresentado à imprensa em julho de 2007, doze anos depois do 777. O primeiro avião da família 787 Dreamliner foi entregue a ANA – All Nippon Airways em 28 de setembro de 2011, que comprou de uma só vez 50 unidades.
Linha de Montagem do 787 Dreamliner produzindo o 1 787 da LAN
® Divulgação LAN
No dia de seu lançamento, mais de 670 unidades já haviam sido encomendadas por 48 companhias aéreas internacionais, fazendo dele o maior sucesso comercial da indústria aeronáutica mundial em todos os tempos. Hoje a fila de compradores tem quase 900 pedidos.. Tanto que se encomendado hoje, a Boeing não conseguirá entregar, no atual ritmo de produção, a aeronave antes de 2018, o que tem feito algumas companhias desistirem do negócio.
Grupo de visitantes observando a linha de montagem dos aviões
@ Divulgação Boeing
Agora você deve estar se perguntando: O que fez do 787 Dremliner avião o maior sucesso de vendas da história recente da aviação? Bem basta olhar para a aeronave para perceber.. Com um design inovador que vai desde as asas, passando pelas turbinas, aliado ao uso de materiais compostos como a fibra de carbono que deixaram o avião muito mais leve conseguiu-se diminuir em cerca de 20% o consumo de combustível e reduzindo-se o ruído dos motores em até 40%.
787 da ANA visito na fábrica da Boeing em Everett
Bem se fosse só isso, mas não, o avião por dentro tem uma série de adaptações que prometem deixar a viagem do passageiro mais agradável, mesmo para quem como nós que quase sempre voa de Fish Class.
Publico observa a movimentação na linha de produção do 787
As mudanças pensadas para o conforto do passageiro vão desde o tamanho das janelas (65% maior que o padrão atual e que não terá mais aquelas “cortinas de PVC”, e sim um sistema que permite que o vidro fique escuro ao toque de um simples botão.), sistema avançado de entreteimento a bordo, alguns cm a mais de espaço nas poltronas, bagageiro para bagagens de mão cerca de 30% maior e sistemas de iluminação, pressurização e umidificadores inteligentes, especialmente projetados para o conforto e bem estar dos passageiros.
Primeiro 787 da LAN sendo montado em Everett
® Divulgação LAN
Sinceramente falando, só por olhar pela janela que podemos testar durante a visita a fabrica, já digo que não vejo a hora de voar num desses. O Boeing 787 Dreamliner tem capacidade de transportar de 200 a 350 passageiros, dependendo do modelo e da configuração do interior da aeronave. No dia de nossa visita haviam 3 aviões na linha de montagem dois deles da All Nippon Airways e um da LAN Chile.
Primeiro 787 da LAN sendo montado em Everett
® Divulgação LAN
Por sinal este da LAN Chile é o segundo construído para a empresa que tem outros 24 encomendados. Sendo que esta aeronave que vimos em construção era a única aeronave sendo construída naquele dia que não terá como destino final uma cia. asiática. (Coisa para se pensar…O foco do mundo está de fato se movendo para o oriente. E não é por acaso que as cias. aéreas daquela lado do mundo dominam as premiações de melhores do setor, entre outras coisas… )
Primeiro avião 787 Dreamliner da LAN Chile pronto durante nossa visita a Boeing
Para encerrar a visita embarcamos novamente no nosso ônibus e, ainda passamos ao lado do galpão onde as aeronaves recebem os últimos retoques na pintura antes de estarem prontas para serem abastecidas pela primeira vez e realizar o primeiro vôo de testeDo lado de fora mais de 85% das aeronaves também eram destinadas a cias asiáticas e oriente médio.
Boeing 747-8 aguardando pintura na fabrica de Everett, WA
No caminho de volta ao ponto onde o tour começa, a guia ainda dá uma série de informações relativas as aeronaves, que vão desde o preço básico de cada modelo, passando pela autonomia de vôo de cada modelo, tempo médio de expera, forma de pagamento, itens mais caros para a montagem de um avião e muitas outras coisas interessantes. Detalhe.. Todos os preços informados não incluem os motores nem o acabamento interno. Pois estes são de “responsabilidade” do comprador.
Praticamente todos os aviões desta foto são para companhias asiáticas
O tour encerra com o desembarque de todos os visitantes na porta da lojinha do Future of Flight Aviation Center. Como qualquer atração americana existem milhares de opções de souvenirs para comprar. Para quem curte aviões e viajar neles esta lojinha é um paraíso :D
Lojinha de souvenirs da fábrica da Boeing
Apesar de não ter fotografado o passeio, o tour foi muito interessante e educativo. Apesar de visitarmos apenas 3 das 4 linhas de produção, visitamos as das aeronaves digamos mais “interessantes”. Mas o mais legal de tudo é pensar que foi provavelmente alí onde todos os Boeings que já voamos mundo afora provavelmente nasceram, quero dizer foram produzidos.
Future of Flight Aviation Center: O local onde a visita começa e termina

Endereço:

8415 Paine Field Blvd,
Mukilteo – Everett, WA

Informações Úteis:

O Future of Flight Aviation Center abre diariamente  das 08:30 até as 17:30 fechando apenas no Thanksgiving, Natal e Ano Novo.
tour pela fábrica acontece de hora em hora, sendo que o primeiro deles é oferecido as 09:00 e o último as 15:00. Durante alta temporada Junho-Setembro tours adicionais podem ser oferecidos de acordo com a demanda. Mas recomenda-se comprar o ingresso com antecedência para evitar aborrecimentos.
valor dos ingressos varia de acordo com a época do ano e idade do visitante.. Para maiores informações acesse este link.
tour tem uma duração aproximada de 90 minutos, nos quais existem uma série de restrições e limitadores, como o uso de câmeras fotográficas, filmadoras e aparelhos celulares terminantemente proibidos durante os tours.
Lembrando que crianças devem ter pelo menos 122 cm de altura para poder visitar a fábrica. Para quem não quiser deixar os pertences dentro do carro, existem lockers cujo aluguel custa de 1-2USD para deixar seus pertences antes de iniciar a visita na fábrica.

(testo original: http://mauoscar.com/2012/06/07/boeing-a-maior-fabrica-de-avioes-do-mundo-seattle/)

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo post sobre a Boeing. Voei, instruí e chequei em vários modelos de B737 e não troco por nada (também voei Airbus A310 / A300-600, FK100 etc etc, então também conheço a "outra escola"). Fiz meu "endorsement training" em Seattle-WA, em 2003. Boeing é Boeing e não é à toa que existe o lema: "If it's not a Boeing, I'm not going"...