18.12.12

Número de acidentes de avião no mundo diminui em relação a 2011


Fatalidades até novembro cairam de 490 para 401 em relação a 2011.
Companhias aéreas devem ter ano mais seguro já registrado.

As companhias aéreas do mundo caminham para a conclusão do ano mais seguro já registrado, com uma média até o fim de novembro de apenas um acidente de qualquer tipo para cada 5,3 milhões de voos, informou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).

Segundo a Iata, 2012 deve ser o ano mais seguro

"Até 30 de novembro, se você tivesse de pegar um avião todos os dias, as chances eram de que você voaria 14 mil anos sem um acidente", disse a principal autoridade de segurança da associação, Gunther Matschnigg, a jornalistas em um briefing.

O total de fatalidades na indústria, incluindo as companhias aéreas que não pertencem à Iata ou ainda não foram admitidas porque não estão em conformidade com seus padrões de segurança, chegou a 401, em comparação com 490 do período de janeiro a novembro de 2011, disse Matschnigg.

A taxa total de acidentes no mundo envolvendo jatos e aeronaves turboélices construídos no Ocidente e no Oriente caiu de 2,58 voos por milhão nesta época no ano passado para 2,14.

Entre os membros da Iata, que incluem todas as grandes companhias aéreas e muitas das pequenas que operam em rotas internacionais, mas não as de baixo custo, a taxa caiu de 1,89 para 1,03.

A Iata inclui na contagem tanto os acidentes fatais quanto os que não ocasionam mortes. O diretor geral da instituição, Tony Tyler, ex-presidente da Cathay Pacific, de Hong Kong, diz que os números são "outra prova de que a aviação é a forma mais segura de se viajar".

Com sede em Genebra, a associação também informou que até agora em 2012, pela primeira vez desde os primórdios da indústria na segunda e terceira décadas do século passado, não se perdeu nenhum jato de construção ocidental entre os 240 associados à entidade.

Menos acidentes fatais

Matschnigg afirmou que apenas 7% de todos os acidentes deste ano no planeta envolveram a perda de jatos construídos pelo Ocidente, 6% a menos do que no ano passad,o e 15% de todos os acidentes foram fatais, contra 26% neste período em 2011.

A América Latina e o Caribe reduziram sua taxa de acidentes para todo tipo de aeronave de 5,33 voos por milhão nos primeiros 11 meses de 2011 para apenas 1,37 até agora neste ano.

Fonte: G1

Nenhum comentário: