11.6.13

Como é o novo terminal 4 do JFK, o mais moderno de Nova York


Luxury Bar no Sky Club da Delta
|SkyClub da Delta no Terminal 4 do JFK|
Michael Bloomberg
Dia 24 de maio passado foi dia de festa no aeroporto Kennedy, em Nova York. Neste dia, com a presença de ninguém menos que o prefeito Michael Bloomberg, a Delta Airlines inaugurou o novo terminal 4. Novo? “Mas eu já cheguei e já saí pelo terminal 4″, alguns vão dizer. Sim, o terminal 4 já recebia muitos vôos, principalmente vindos de São Paulo, que chegavam a Nova York antes das 6 da manhã, horário que abre a imigração nos outros terminais. Esses vôos eram direcionado ao T4, pois ali a imigração é como Nova York: nunca dorme :)
O que aconteceu de novo foi um investimento por parte da Delta e de parceiras de 1,4 bilhões de dólares na reforma do terminal, e a construção de mais portões de embarque. Hoje, do portão 31 em diante, é tudo novo. Bom, e o que isso facilita a vida de nós, viajantes, turistas, passeadores? Muita coisa. Começando pelo check-in.
Check-in na calçada
Se você fizer o check-in pela internet, já pode despachar as malas ali na calçada mesmo, assim que sair do táxi, ou do shuttle ou do carro do amigo.

Mas se você não fez o check-in com antecedência, também não tem problema. Logo na entrada existem vários totens de auto- check-in e diversas posições para despachar a bagagem.
Caso você esteja viajando na executiva ou primeira classe, tiver os status Gold, Platinum ou Diamond do programa de milhagem da Delta (Medallion) ou ainda for associado SkyTeam Elite Plus ou MVP Gold da Alaska Airlines, o check-in do Sky Priority é um pouco mais afastado do check-in da econômica, e conta com modernos equipamentos.
O que me chamou a atenção foi o novo design dos postos de check-in. Os baixinhos não precisam mais ficar na ponta dos pés pra tentar falar com a atendente, e a balança para as malas é bem baixinha, facilitando quem tem que manipular aquelas malas cheias de compras ops, quer dizer de cultura :D
Passando a etapa do check-in, já com o seu cartão de embarque em mãos, é hora de passar pela segurança. Nessa atividade os investimentos foram voltados para a criação de mais pontos de checagem e mais tecnologia, com o intuito de agilizar o processo. Mais tecnologia significa inclusive que todos os pontos estão equipados com aqueles simpáticos scanners corporais que te deixam nu. Ou seja, ali não tem como dar sorte e escapar dessa chatice. Nessa hora eu sempre penso: ninguém me conhece mesmo, problema meu se eu tenho uma pochete natural….. Só para constar, quem tem Sky Priority tem prioridade também pra passar pela segurança. Mas no dia que eu embarquei, 29 de maio, estava tudo muito rápido, tanto check-in quanto segurança, independente do status do seu vôo.
Sala de espera T4
[As poltronas da sala de embarque do T4]
Bom, depois da novela tira sapato, tira cinto, mãos pra cima, scanner, põe sapato, põe cinto, é hora de relaxar e esperar seu vôo. O novo terminal conta com diversas lojas, restaurantes e até um spa. Tudo novo, bonito e confortável.
Tomadas
[Três pinos ou USB?]
Nos lounges de espera, as poltronas são bem confortáveis, e todas têm tomada (no padrão americano, claro) e USB pra você recarregar seus iTrecos e outros trecos. \o/. Sim, e wi-fi gratuito por todo o terminal.
Delta Sky Club
[Destino: mordomia]
Se a sua passagem (Business ou Primeira Classe) ou o seu status no programa de milhagem permitem a utilização do Delta Sky Club, você é uma pessoa de sorte. Vai até querer chegar mais cedo no aeroporto só pra aproveitar todas as mordomias oferecidas.
Sky Club DeltaDelta Sky ClubDelta Sky Club
[Delta Sky Club, Terminal 4, JFK]
Esse Sky Club é bem diferenciado. São 2.000m² divididos em vários ambientes, desde estações de trabalho com impressora, até uma sala mais reservada, com poltronas reclináveis e televisões onde só passam fotos de paisagens lindas. Esse cantinho é o mais silencioso, perfeito para contemplar e relaxar:
Sky Club Delta
[Zen is in the air...port]
Tem diversos outros ambientes para conversar, tomar um drink e até comer. Existem duas mesas postas com petiscos à vontade, mas se você quiser fazer uma refeição, tem que pagar por ela.
Delta Sky Club
[Yogurt pretzels?!!]
Se você fez o check-out no seu hotel ao meio dia, andou por Manhattan o dia inteiro e foi para o aeroporto à noite, deve estar desejando um banho. Sem problemas. Você diz que quer tomar banho e ganha um kit sobrevivência com toalhas, shampoo, condicionador, sabonete, desodorante, escova e pasta de dente, pente, e kit de fazer a barba. Ganha ainda um banheiro só seu, grandão, confortável, água quentinha.
Delta Sky Lounge
[Delta Sky Lounge]
Bom, talvez depois desse trato todo, você queira simplesmente relaxar tomando um drink nodeck aberto. Tem vista pra pista, e em dia de calor é uma excelente pedida. Esse deck aberto é novidade, só tem no JFK.
Delta SkyZone
[Delta SkyZone, só para baixinhos 3.0]
Agora sorte mesmo você tem se for criança e estiver viajando desacompanhada. O T4 conta com o Delta Sky Zone, uma sala onde, sob supervisão de funcionários da Delta, as crianças podem esperar seus vôos lendo, desenhando, brincando ou jogando XBox (e são vários XBox, sem miséria — não me deixaram ficar, não sei porquê…). Então pequenos leitores, pequenas leitoras, nas próximas férias deixem os papais descansando em casa e vamos curtir o Sky Zone!
Delta Sky Lounge
[Delta Sky Lounge]
Em resumo, todo o investimento feito pela Delta e seus parceiros no terminal 4 foi com o intuito de trazer mais agilidade no processo de embarque, e mais conforto ao passageiro. E parece que conseguiram ;) . Aos poucos todos os vôos da Delta serão transferidos para o T4, e o antigo Terminal 3 (que dizem é horroroso, mas eu não conheço) será demolido e o espaço usado como área operacional. Companhias parceiras da Delta também utilizarão o mesmo terminal.

2 comentários:

Anônimo disse...

....enquanto aqui no Galeão-GIG, estes mesmos passageiros, destas empresas Top , sofrem ao desembarcarem, tendo filas de espera, e as bagagens destruídas, arrombadas, pertences furtados, e ficam quase sempre no prejuízo, pois o que recebem de indenização, pouco cobre o prejuízo. Vergonha, os aeroportos no Brasil

Anônimo disse...

....enquanto aqui no Galeão-GIG, estes mesmos passageiros, destas empresas Top , sofrem ao desembarcarem, tendo filas de espera, e as bagagens destruídas, arrombadas, pertences furtados, e ficam quase sempre no prejuízo, pois o que recebem de indenização, pouco cobre o prejuízo. Vergonha, os aeroportos no Brasil