14.5.15

Gol: contingenciamento de plano de aviação regional não deve afetar a companhia

O contingenciamento do plano de aviação regional não deve ter impacto significativo para a Gol, na avaliação do diretor-presidente da companhia, Paulo Kakinoff. Ele lembrou que a sinalização do governo tem sido a de que haverá a priorização de aeroportos, com foco naqueles que apresentam potencial de demanda maior.

O executivo comentou que a própria Gol apresentou ao governo uma lista de 30 aeroportos regionais, dos 270 previstos no plano, que exigiriam investimentos relativamente baixos, para algumas poucas melhorias pontuais, para estarem disponíveis para a aviação comercial. "Esse valor representa uma fração do valor que havia sido considerado anteriormente para a aviação regional", comentou.

Na semana passada, o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha, admitiu que o Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), criado para financiar, entre outros projetos, a expansão da aviação regional no País, poderá ser usado pelo governo para atingir as metas do ajuste fiscal. Padilha comentou que o fundo, de acordo com as regras, não pode ser usado para bancar outros empreendimentos que não sejam aqueles vinculados à aviação. Por outro lado, seus recursos são integralmente depositados no caixa único da União. Uma vez que esteja no Tesouro, portanto, basta ao governo reter a sua liberação.

Previsto para arrecadar R$ 4,2 bilhões só neste ano, a partir de cobranças de taxas aeroportuárias e das concessões de aeroportos, o Fnac é o meio de o governo viabilizar o prometido programa de aviação regional, que prevê a construção ou reforma de 270 aeroportos no Brasil.

Fonte: Isto é

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