13.5.15

Smartphones podem ficar ligados durante todo o voo nos EUA

Uma decisão judicial nos Estados Unidos  determinou que aparelhos eletrônicos, como notebooks, smartphones e tablets, podem ser usados em aviões ao longo de todo o voo, inclusive durante a decolagem e o pouso (mas em modo avião). 

Em outubro de 2013, a FAA (Federal Aviation Authority, autoridade federal de aviação dos EUA) já havia determinado que o uso de aparelhos eletrônicos não deveria ser restringido em nenhum momento do voo. No entanto, a AFA (Association of Flight Attendants, associação dos atendentes de voo dos EUA) recorreu à decisão da FAA.

Segundo a Associação, a FAA não havia cumprido os procedimentos legais adequados ao tomar sua decisão. Os atendentes de voo argumentaram também que o uso de tais dispositivos durante a decolagem e a aterrisagem poderia distrair os passageiros dos avisos de segurança que eram dados nesse momento.

No fim de semana, no entanto, a corte do distrito de Columbia decidiu contra a AFA (e a favor do uso irrestrito de dispositivos eletrônicos durante o voo). Na decisão judicial, a corte argumenta que a FAA agiu dentro de sua autoridade.

Cabe lembrar, no entanto, que a decisão foi tomada nos Estados Unidos. No Brasil, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) tomou uma decisão semelhante em outubro de 2014: por aqui, desde então, o uso de celulares em “modo avião” é permitido ao longo de todo o voo.

Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário: