16.9.15

Delta aposenta o primeiro Boeing 747-400 da aviação comercial


Embora ainda existam centenas de Boeing 747-400s explorando diversos destinos por esse planeta, a Delta Air Lines aposentou nesta semana o primeiro 747-400 construído pela Boeing destinado às operações comerciais. O voo final (DL836) da relíquia saiu de Honolulu, no Havaí, e chegou ao Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson, nos Estados Unidos, na noite desta quarta-feira (09). 

Em operação desde 1989, o veterano entrou em cena com a Northwest Airlines, lá em dezembro de 1989, e já voou mais de 98 milhões de quilômetros, quantidade suficiente para completar 250 viagens da Terra à Lua. A Northwest Airlines logo depois se juntou com a Delta, finalizando suas operações em 2010. 

Quando o 747 realizou o primeiro voo comercial há 45 anos atrás, críticos e experts da aviação mundial acreditavam que rapidamente o modelo se tornaria obsoleto, já que seria ultrapassado por jatos modernos e mais rápidos capazes de dominar as aerovias. No entanto, o jumbo de quatro motores revolucionou a indústria com seu tamanho, suas variantes e a excepcional capacidade de realizar voos longos. Para ter uma noção, o 747 tinha três vezes o tamanho do maior modelo comercial da época. 

Conhecida como a "Rainha dos Céus", o 747-400 é um dos modelos mais populares e reconhecidos pela aviação mundial, mas o tempo é cruel e aposenta, aos poucos, todas as aeronaves que ainda estão em cena. A Delta Air Lines, por exemplo, tem planos de aposentar mais 12 unidades do 747 até 2017, substituindo essas aeronaves por modelos menores, mais eficientes e capazes de operar uma maior variedade de rotas, principalmente no mercado asiático. 

Agora, a "Rainha dos Céus" se prepara para ficar exposta no Museu da Delta (Delta Flight Museum), em Atlanta, a partir de 2016, onde a aeronave se tornará a mais recente em exposição. Ná decada de 90, o 747-400 liderou uma nova era de viagens internacionais de luxo, com mais conforto, espaço e assentos.






Fonte: Mercado e Eventos

Nenhum comentário: