22.3.17

Oferta (por cias. brasileiras) diminuindo, e realmente alguém acha que o preço vai cair?

Demanda e oferta doméstica permanecem no recuo em fevereiro, diz Anac
Indices internacionais mantém crescimento.

Brasília — A demanda doméstica (em passageiros-quilômetros pagos transportados, RPK) registrou recuo de 5,3% em fevereiro de 2017, comparada com o mesmo mês de 2016, sendo o 19º mês consecutivo de queda no indicador. Em fevereiro de 2017, foram transportados 6,6 milhões de passageiros pagos em voos domésticos, representando uma redução de 6,9% em igual período do ano anterior.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Cilvil (Anac) oferta (em assentos-quilômetros ofertados, ASK) registrou redução de 6,2% na mesma comparação, estando há 18 meses consecutivos em queda.

Gol e Latam permanecem na liderança no mercado doméstico, com participações de mercado da ordem de 35,6% e 32,3%, respectivamente. A Azul teve mais um mês de crescimento em sua participação, alcançando 18,2% no mês, assim como a Avianca, com 13,3%.A taxa de aproveitamento das aeronaves em fevereiro de 2017 foi de 79,1%, o que representou alta de 1,0% frente ao mesmo mês do ano anterior e a quarta variação positiva consecutiva do indicador.

No mês, foram transportadas 30.644 toneladas de carga paga e correio, o que representou uma diminuição de 0,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Mercado internacional — Em fevereiro de 2017, a demanda internacional das empresas brasileiras apresentou aumento de 6,5% enquanto a oferta cresceu 0,9%. No mês, foram transportados 662 mil passageiros pagos em voos internacionais no país por estas empresas. Os três indicadores alcançaram nível recorde para o mês na série histórica iniciada em 2000.

A taxa de aproveitamento das aeronaves das empresas brasileiras no mercado internacional no mês foi de 84,9%, o que representou um aumento de 5,6% em relação a fevereiro de 2016. O indicador está em alta há 9 meses.

No mês, foram transportadas 16,3 mil toneladas de carga paga e correio, o que representou aumento de 10,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Os dados estão disponíveis no relatório Demanda e Oferta do Transporte Aéreo, divulgado no dia 21 de março (terça-feira), pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

—Além de continuar dando publicidade aos dados estatísticos de demanda e oferta do setor, a partir de 2017 a Agência buscou dar um maior enfoque à evolução dos indicadores ao longo do tempo, com o intuito de contextualizar a sociedade sobre os movimentos e tendências do mercado, além de buscar atribuir ao relatório uma leitura mais leve e mais alinhada aos relatórios internacionais similares, como por exemplo o da International Civil Aviation Organization (ICAO)— conclui a agência.

Fonte: http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=339386

 --- xxx ---

Levantamento da ANAC indica alta de 21,64% nos voos diretos da América Latina para o Brasil

 COMEX DO BRASIL América Latina, Anac, destinos turísticos, Embratur, turismo no Brasil, voos para o Brasil 0 Comment 21/03/2017 14:17

Brasília – Os voos diretos da América Latina diretos para o Brasil cresceram 21,64%, se comparado o total de março de 2017 ao mesmo mês, em  2016. Os dados são da Análise da Malha Aérea da Diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), preparada a partir de informações fornecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O total de chegadas da América Latina no Brasil passou de 2.405 para 2.923 e, nos assentos, houve um acréscimo de 25,83%, passando de 418.389 para 526.442. No primeiro trimestre de 2017, o Brasil recebeu mais de 3400 voos internacionais semanais diretos, vindos de 57 cidades do mundo inteiro para destinos de norte a sul do País.

“Os países da América do Sul promovem, assim como o Brasil, um fluxo intenso entre os países vizinhos e da América Latina. As variações de rotas de ano em ano tem tendência a apresentar uma ampliação ainda maior”, explicou o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, Gilson Lira.

Neste mês, por exemplo, serão 1127 voos diretos semanais; destes, 556 são oriundos da América do Sul, enquanto 216 trazem turistas estrangeiros da América do Norte e 215 da Europa. Em janeiro de 2017, chegaram ao Brasil 1135 voos diretos de outras cidades do mundo a cada semana e, em fevereiro, foram 1145.

“A oscilação entre os meses para mais ou para menos é comum e diversos fatores devem ser considerados, como alta e baixa temporada, revisão e manutenção de aeronaves das companhias aéreas, adequação à demanda e à economia dos países, entre outros”, completou Lira.

Os dados de março deste ano indicam que, na América Latina, a Argentina lidera em chegada de voos ao Brasil, com 1.275; da Europa, chegam 930 voos mensais, enquanto na América do Norte, são 895. Da Ásia chegam 146 voos e da África, 97.

Companhias Aéreas

As companhias aéreas brasileiras também contribuem para o incremento da malha aérea internacional. A Azul Linhas Aéreas, que havia inciado a operação direta  entre

Belo Horizonte e Buenos Aires em primeiro de março,  anunciou que a partir de  1º de julho haverá um segundo ligando as cidades. Já a Gol Linhas Aéreas assinou convênio com o governo da Paraíba para operar, a partir de julho, o primeiro voo regular internacional da capital argentina para João Pessoa, numa aeronave capaz de voar com 170 passageiros.

“As companhias aéreas brasileiras possuem dados e uma percepção diferente da demanda por voos para o Brasil. Essas ações estratégicas são de extrema importância para aumentar o fluxo de turistas estrangeiros para o País, otimizando, mesmo que indiretamente, o trabalho da Embratur. Fica mais fácil vender o Brasil quando temos mais conectividade”, avaliou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.

A Avianca Linhas Aéreas, por sua vez inaugurou, no último dia 6, voo diário entre São Paulo e Foz do Iguaçu, facilitando a ida de turistas estrangeiros para outros destinos brasileiros. Além disso, o Ministro do Turismo, Marx Beltrão, declarou na última quarta-feira (15), que o Brasil foi escolhido pela Emirates Airlines como primeiro país da América Latina a receber voos diários ligando Dubai a São Paulo.

A Análise da DIPRO aponta ainda que existe a previsão de seis novos voos semanais:

Miami / São Paulo (2 frequências) – AZUL – a partir de abril de 2017

Lisboa / São Paulo (7 frequências) – AZUL – a partir de junho de 2017

Fort Lauderdale / São Paulo (2 frequências) – AZUL – a partir de abril de 2017

Orlando / Rio (3 frequências) – LATAM – a partir de julho de 2017

Fonte: https://www.comexdobrasil.com/levantamento-da-anac-indica-alta-de-2164-nos-voos-diretos-da-america-latina-para-o-brasil/

Nenhum comentário: