22.3.17

Por que computadores e tablets são perigosos em aviões?


Entenda a restrição de EUA e Reino Unido a eletrônicos em voos

No mesmo dia, Estados Unidos e Reino Unido proibiram laptops, tablets e dispositivos de maiores dimensões em voos de companhias aéreas da Turquia e de vários países árabes. A justificativa dos dois governos é que a presença destes eletrônicos nos aviões aumenta o risco de atentados terroristas. Todos os aparelhos deverão ser incluídos na bagagem despachada.

A medida implementada pelo governo americano deve afetar 50 voos diários de nove companhias (Royal Jordanian, EgyptAir, Turkish Airlines, Saudi Airlines, Kuwait Airways, Royal Air Maroc, Qatar Airways, Emirates e Etihad Airways) com decolagem de 10 aeroportos internacionais: Amã, Cairo, Istambul, Jidá, Riad, Kuwait, Doha, Dubai, Abu Dhabi e Casablanca.

POR QUE PROIBIR ESTES ELETRÔNICOS?

Nos sistemas eletrônicos de computadores e tablets, encontram-se todos os elementos de um artefato explosivo, com exceção do detonador e do próprio explosivo. Estas são as únicas partes que devem ser acrescentadas aos aparelhos para provocar uma explosão.

Segundo o presidente do Centro de Análise de Terrorismo, Jean-Charles Brisard, as decisões tomadas por autoridades americanas e aplicadas pela TSA (Administração de Segurança no Transportes) vêm normalmente em decorrência de ameaças identificadas por serviços de informação.

— Alguns grupos, como al-Qaeda na Península Arábica, tentam há muitos anos adaptar-se progressivamente às medidas de segurança aplicadas por Estados Unidos e seus aliados, principalmente miniaturizando os explosivos — explica. — As medidas anunciadas estão baseadas em ameaças precisas, sem dúvida por este grupo, um dos mais sofistificados, sobretudo, na minituarização de artefatos explosivos.

Além disso, uma fonte americana próxima à Inteligência revelou à rede ABC que o grupo extremista Estado Islâmico (EI) tem trabalhado em formas de esconder explosivos em eletrônicos. A informação foi avaliada pela Casa Branca como “substancial” e “credível”.

HÁ PRECEDENTES PARA ESTA AMEAÇA?

Após a aproximação entre membros da al-Qaeda na Península Arábica e grupos rebeldes sírios, em 2014, a TSA proibiu as baterias descarregadas em laptops nos aviões, segundo Brisard. Ele explica que se temia que o espaço destinado à bateria poderia esconder um explosivo em miniatura.

PORQUE PAÍSES ÁRABES E A TURQUIA FORAM LISTADOS?

Para autoridades americanas, os lugares listados são de onde provém a maior ameaça aos EUA. Além disso, alguns destes países não dispõem dos mesmos dispositivos de detecção que as nações ocidentais.

As restrições são parte de um processo de intensificação dos controles nas fronteiras e, de modo mais geral, da política americana em termos de imigração desde que o presidente dos EUA, Donald Trump assumiu o poder.

COMO SE DETECTAM OS EXPLOSIVOS?

Nos postos de controle, quando uma zona opaca em um aparelho eletrônico ou um passageiro levanta dúvidas, as autoridades usam detectores especiais nos dispositivos. Se um computador carrega explosivos, estes equipamentos são capazes de reconhecê-los em apenas sete segundos.

Além disso, em alguns aeroportos, como os da França, as malas que são despachadas passam por sim sistema chamado EDS (Sistema de Detecção de Explosivos), que predeterminará se há ou não explosivos a partir da análise das moléculas do interior da bagagem.

Se a máquina considera que alguma mala representa uma ameaça, vai indicá-lo na tela e um operador humano supervisionará este elemento.

A cada 100 malas, apenas 30 passam por um operador humano, que elimina as dúvidas sobre cerca de 25 delas. As outras cinco restantes serão analisadas por uma máquina ainda mais sofisticada.

Fonte: http://oglobo.globo.com/mundo/por-que-computadores-tablets-sao-perigosos-em-avioes-21097209

Nenhum comentário: