12.4.17

Diretor-executivo da United Airlines lamenta expulsão de passageiro, mas dá apoio a funcionários

Diante da polêmica cena de um passageiro sendo arrastado pelo chão para fora de uma aeronave da United Airlines, o diretor-executivo da companhia aérea, Oscar Muñoz, lamentou o incidente em e-mail a funcionários, mas demonstrou seu apoio aos empregados. Um e-mail escrito por Muñoz, vazado nesta terça-feira, revelou que o passageiro foi inicialmente removido para dar lugar a um funcionário que estava naquele voo e não tinha onde se sentar. Inicialmente, a empresa tinha divulgado nota afirmando que a retirada forçada do passageiro foi provocada por um “overbook“, quando a empresa vende mais passagens do que o número de poltronas.

Apesar de dizer que “lamenta profundamente”, o CEO afirma que os agentes da United “não tiveram escolha” ao chamar os oficiais de Segurança do aeroporto, já que o cliente se recusava a sair. Ele afirmou ainda que o passageiro se mostrou disruptivo e beligerante.

“No domingo, 9 de abril, depois que o voo 3411 da United Express foi completamente lotado, membros da equipe que precisavam embarcar abordaram agentes da United“, explica Muñoz. Os funcionários, segundo o e-mail do CEO, precisavam estar no voo para Louisville.

Com isso, quatro passageiros precisaram ceder o lugar. A companhia seguiu o procedimento padrão, de oferecer recompensa para que quatro passageiros deixassem a aeronave. Primeiro ofereceu US$ 400 e depois US$ 800. Como ninguém se manifestou, quatro passageiros foram escolhidos de forma aleatória. Os três primeiros passageiros aceitaram a saída, mas o homem afirmou ser um médico que ia ao encontro de seus pacientes e se recusou a sair da aeronave.

O incidente coloca em debate a atuação da própria companhia aérea — que pode sofrer boicote dos passageiros —, mas também da cidade de Chicago e de suas forças de segurança, segundo especialistas. A cidade tem tido dificuldade para lidar com ondas de violência em algumas áreas e recebeu críticas do presidente Donald Trump.

Confira, na íntegra, o texto vazado:

"Prezada equipe,

Assim como vocês, fiquei chateado em tomar conhecimento sobre o que aconteceu no voo 3411 da United Express que saiu de Chicago para Louisville.

Enquanto os fatos e circunstâncias ainda estão evoluindo, especialmente no que diz respeito ao por que este cliente desafiou os Oficiais de Segurança da Aviação de Chicago da forma como ele fez, para dar uma clara ideia a vocês do que aconteceu, incluí abaixo uma recapitulação dos relatórios preliminares preenchidos por nossos funcionários.

Como vocês vão ler, esta situação foi composta infelizmente quanto um dos passageiros, a quem educadamente pedimos para sair, se recusou e tornou-se necessário contatar os Oficiais de Segurança da Aviação de Chicago para ajudar.

Nossos funcionários seguiram os procedimentos estabelecidos para lidar com situações como essa. Enquanto eu lamento profundamente até que ponto essa situação chegou, também apoio vocês enfaticamente, e quero elogiar vocês por continuar a ir além para asseguram que voemos direito.

No entanto, eu acredito que há lições que possamos aprender desta experiência, e nós estamos analisando de perto as circunstâncias que rodeiam este incidente. Tratar nossos clientes e uns aos outros com respeito e dignidade está no cerne de quem nós somos, e nós devemos sempre nos lembrar disso independentemente do quão desafiadora for a situação.

Oscar

Resumo do Voo 3411

- No domingo, 9 de abril, depois que o voo 3411 da United Express foi completamente lotato, membros da equipe que precisavam embarcar abordaram agentes da United.

- Nós procuramos voluntários e então seguimos nosso processo de negação involuntária de embarque (incluindo oferecer US$ 1 mil em compensação) e quando abordamos um destes passageiros para explicar, pedindo desculpas, que o embarque dele foi negado, ele levantou a voz e se recusou a colaborar com as instruções dos membros da equipe.

- Ele foi abordado algumas vezes a mais depois disso para que se conformasse em sair da aeronave, e a cada vez ele se recusou e ficou mais e mais disruptivo e beligerante.

- Nossos agentes não tiveram escolha a não ser chamar os Oficiais de Segurança da Aviação de Chicago para assistir na remoção do cliente do voo. Ele repetidamente recusou-se a sair.

- Os Oficiais de Segurança da Aviação de Chicago foram incapazes de ganhar a cooperação dele e o removeram fisicamente do voo enquanto ele continuava a resistir - voltando para a aeronave, desafiando tanto nossa equipe quanto os oficiais de segurança."


Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/diretor-executivo-da-united-airlines-lamenta-expulsao-de-passageiro-mas-da-apoio-funcionarios-21191270#ixzz4dx4UYMr4 

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