Estatal e Ministério da Defesa farão ajustes na revisão do plano diretor, que será enviado para a Anac
A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) promoveu ajustes na proposta do novo plano diretor do Aeroporto Internacional de Viracopos e desistiu da construção futura de uma quarta pista de pousos e decolagens. O primeiro esboço da expansão projetada para o aeroporto nos próximos anos continha dois sistemas de pistas, cada um com dois pisos. A estatal e o Ministério da Defesa decidiram mudar o projeto depois de análises de custo-benefício do empreendimento. Como a Infraero irá reformar a atual táxi way (local de taxiamento dos aviões) e criará um outro piso para atender à demanda de um novo setor de hangares, os executivos avaliaram que não haveria necessidade de uma quarta pista. Mais uma mudança promovida por técnicos da Infraero foi o acesso de entrada ao futuro terminal. Na primeira proposta, seria necessário desviar parte da Rodovia Santos Dumont (SP-75).
Agora, não será mais feita essa alteração. A estrada permanecerá como é atualmente. Com o novo traçado projetado para o sistema de entrada de Viracopos, foi preciso mexer também no estacionamento e no primeiro módulo do terminal de passageiros. O superintendente do aeroporto, José Clóvis Moreira, afirmou que os ajustes foram realizados antes de o projeto final do plano diretor ser encaminhado para a aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “A área que seria destinada para a quarta pista vai abrigar um setor de hangares. O espaço ficará adjacente à pista atual. A implantação será a curto prazo. Há uma grande demanda da aviação executiva por hangares no aeroporto”, afirmou Moreira.
O executivo garantiu que o descarte do quarto piso não foi motivada pela demanda por hangares. “Não há nenhuma relação. Com o alargamento e reforma da táxi way, será possível, em qualquer urgência que paralise as atividades na pista atual, desviar o tráfego aéreo para a táxi”, explicou. O superintendente salientou que os ajustes foram decididos conjuntamente pela Infraero e o Ministério da Defesa. “Foi avaliado o custo-benefício do empreendimento. A quarta pista serviria para o balanceamento do sistema, o que poderá ser feito com a táxi way.” Se a construção da quarta pista fosse realizada, a Infraero teria de solicitar ao poder público municipal a desapropriação de novas áreas, inclusive um pequeno trecho com residências ao lado da atual pista.
Fonte: Cosmo On Line
2 comentários:
Rafael, por acaso este plano diretor de expansão de Viracopos está disponível em algum site? Procurei no site da Infraero, mas não achei. Seria legal poder ter uma idéia de como estão planejando ampliar as pistas e instalações.
Abraço
O Plano Diretor ainda não está disponível porque ele ainda não foi aprovado...
Quando for aprovado ele se torna um documento público, mas acho muito difícil que seja colocado na internet para consulta.
Um abraço
RAFAEL MATERA
Postar um comentário