28.8.08

Primeiro avião da Azul pousa em Porto Alegre

Embraer 190 arrendado da JetBlue receberá as cores da nova companhia aérea brasileira no Salgado Filho

Aterrissou às 18h30min desta quarta-feira no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o primeiro avião da Azul Linhas Aéreas. O jato Embraer 190, prefixo N288JB, foi arrendado da JetBlue. Como está com as cores da empresa norte-americana, receberá a nova pintura nos hangares da VEM, empresa de manutenção de aviões.

A Azul, lançada em março passado, está em fase de estruturação e prevê começar as operações em dezembro ou janeiro. Os vôos regulares devem ser iniciados com uma frota de seis aviões. Serão dois Embraer 190 (com capacidade até 114 passageiros) — o segundo deve chegar até o início de outubro, também arrendado da JetBlue — e quatro Embraer 195 (até 118 passageiros), que sairão da linha de montagem da fabricante em São José dos Campos (SP).

Inicialmente, o planejamento da Azul previa apenas aviões do modelo 195, comprados diretamente da Embraer. Como a empresa pretende antecipar o vôo inaugural para dezembro e ter uma frota maior logo no início das operações — para enfrentar possíveis reações das concorrentes —, buscou o arrendamento de aviões com a JetBlue. A empresa e a Azul tem em comum o mesmo fundador, o empresário David Neeleman. Filhos de pais norte-americanos e nascido em São Paulo, essa condição garantiu ao empresário o direito de abrir uma empresa aérea no Brasil, já que a legislação limita a participação de estrangeiros no setor.

Em palestra a alunos da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS na sexta-feira passada, o vice-presidente operacional da Azul, Miguel Dau, que há mercado no Brasil para uma nova empresa aérea sem precisar tirar passageiros das atuais empresas. De acordo com dados do executivo, anualmente são vendidas no país cerca de 40 milhões de passagens aéreas

— Mas apenas entre 7 milhões e 8 milhões de CPFs. É muito pouco gente — acrescentou.

Atualmente quase 100 funcionários trabalham na sede da Azul. Localizada em Alphaville, São Paulo, o local já foi apelidado, por Neeleman, de Azulville. Até o fim do ano o quadro de funcionários da empresa deve chegar a 400 pessoas.

Nenhum comentário: