5.8.08

Restrição a estrangeiro afeta setor aéreo, diz analista

A disparada de preços dos combustíveis e a restrição à participação de empresas estrangeiras em companhias aéreas afetam a competitividade do setor. A análise é de Richard Crum, presidente da ACTE (Association of Corporate Travel Executives), que representa a área de viagens corporativas.

O especialista está em São Paulo para participar, hoje, de um fórum da ACTE da América Latina no auditório da Universidade Anhembi Morumbi. Crum afirma que restrição às empresas estrangeiras no Brasil, nos EUA ou em outros mercados que imponham barreiras impede que as companhias se tornem de fato globais.

No Brasil, Crum avalia que, para estimular a competitividade, o país deveria analisar as políticas implementadas na Europa e na Ásia para a criação de empresas que adotam o conceito "low cost" (baixo custo).

O presidente da associação diz, entretanto, que o preço das passagens está ameaçado pelo custo dos combustíveis. Nos EUA, a ACTE diz que empresas de transporte devem perder US$ 10 bilhões em 2008.

"O custo do combustível para as operadoras americanas passou de 10% a 15% das despesas totais para um percentual de 40% a 45% em um ano", afirma.

Crum diz que o preço das passagens, com o impacto do combustível, faz com que empresas comecem a trocar, por exemplo, a ida de executivos a reuniões por teleconferências.

Fonte: Folha de SP

Nenhum comentário: