A TAM Linhas Aéreas pretende operar a partir de 9 de fevereiro os destinos Porto Alegre-Campinas-Salvador no Aeroporto Internacional de Viracopos. A rota é a mesma que a Azul Linhas Aérea Brasileiras iniciou em 15 de dezembro e sinaliza que a entrada da empresa no segmento mexeu com as concorrentes, que passaram a adequar e otimizar suas operações em Campinas. Desde a estréia da Azul no mercado local, o volume diário de voos regulares aumentou 40%. Boa parte dos novos horários de transporte (hotrans) é da companhia, mas as concorrentes também se mexeram para utilizar melhor as rotas.
Antes da chegada da empresa comandada por David Neeleman, o aeroporto tinha 30 voos regulares diários de segunda a sexta-feira e agora conta com 42 voos. Os números ainda são bem modestos perto de grandes hubs (bases de distribuição dos voos), como Congonhas e Cumbica, porém são vistos pelo segmento e especialistas como um impulso para fomentar o mercado local. Dados da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) mostram que no começo de novembro, mais de um mês antes do início das operações da Azul, haviam 30 voos diários durante a semana. Aos finais de semana, o movimento era de 21 operações aos sábados, e de 24 aos domingos. Os números atuais apontam uma expansão para 42 voos regulares de segunda a sexta-feira. No sábado, a quantidade é de 33 movimentos e aos domingos de 38. Segundo a estatal, desde novembro até agora foram registrados 222 voos fretados. Eles saem apenas aos finais de semana e atendem ao mercado de turismo.
A Azul já divulgou que deve iniciar mais rotas saindo de Campinas nos próximos meses. Um destino seria o Rio de Janeiro e o outro Recife. Com a vinda da Azul, houve também uma briga de tarifas. A concorrência reduziu o custo de bilhetes para destinos que começaram a ser operados pela empresa, como Porto Alegre e Salvador. A Gol jogou para R$ 129,00 o preço, por trecho, da passagem para a capital gaúcha. A empresa criada pelo norte-americano começou a voar para a capital gaúcha em 14 de janeiro a partir de R$ 159,00 ( por trecho para viagens de ida e volta). É importante ressaltar que os valores promocionais têm prazo de validade e que qualquer informação pode ser consultada nos sites das companhias e nos agentes.
O pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcos José Barbieri Ferreira, afirmou que as duas companhias, Gol e TAM, que já estavam no mercado brasileiro, cresceram depois da quebra de empresas como a Transbrasil e a Vasp. "Elas se fortaleceram no mercado com estratégias distintas. A TAM era uma regional que aumentou o volume de voos e passageiros com a saída das antigas aéreas. E a Gol chegou com uma nova proposta e gestão do negócio." Ele destacou que elas estabeleceram suas operações na concentração de rotas e horários para se tornarem mais eficientes. A chegada da Azul mostrou que ainda existem espaços a serem ocupados, justamente onde as grandes não têm uma atuação forte. "A estratégia dela é muito boa. A companhia explora mercados intermediários que têm grande potencial, mas eram pouco explorados pelas empresas que operavam no Brasil. Outro fator positivo é que a Azul trabalha com o ponto a ponto e aeronaves adequadas ao volume de público dos mercados que ela se propõe a transportar", analisou o especialista no mercado de aviação.
Para ele, a experiência de Neeleman foi fundamental na elaboração dessa tática. "Ele criou a JetBlue, cuja estratégia é semelhante à que foi implantada na Azul" , comentou. Para Ferreira, os passageiros foram beneficiados com a chegada da companhia. "Os campineiros foram os primeiros que ganharam com essa disputa . O custo das passagens das outras empresas caiu e é possível voar com preços menores." Ele disse ainda que a escolha por Viracopos ajudou na estratégia da companhia, pois o aeroporto está em uma região com grande potencial econômico e tem infraestrutura para atender passageiros.
Fonte: Jetsite
Antes da chegada da empresa comandada por David Neeleman, o aeroporto tinha 30 voos regulares diários de segunda a sexta-feira e agora conta com 42 voos. Os números ainda são bem modestos perto de grandes hubs (bases de distribuição dos voos), como Congonhas e Cumbica, porém são vistos pelo segmento e especialistas como um impulso para fomentar o mercado local. Dados da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) mostram que no começo de novembro, mais de um mês antes do início das operações da Azul, haviam 30 voos diários durante a semana. Aos finais de semana, o movimento era de 21 operações aos sábados, e de 24 aos domingos. Os números atuais apontam uma expansão para 42 voos regulares de segunda a sexta-feira. No sábado, a quantidade é de 33 movimentos e aos domingos de 38. Segundo a estatal, desde novembro até agora foram registrados 222 voos fretados. Eles saem apenas aos finais de semana e atendem ao mercado de turismo.
A Azul já divulgou que deve iniciar mais rotas saindo de Campinas nos próximos meses. Um destino seria o Rio de Janeiro e o outro Recife. Com a vinda da Azul, houve também uma briga de tarifas. A concorrência reduziu o custo de bilhetes para destinos que começaram a ser operados pela empresa, como Porto Alegre e Salvador. A Gol jogou para R$ 129,00 o preço, por trecho, da passagem para a capital gaúcha. A empresa criada pelo norte-americano começou a voar para a capital gaúcha em 14 de janeiro a partir de R$ 159,00 ( por trecho para viagens de ida e volta). É importante ressaltar que os valores promocionais têm prazo de validade e que qualquer informação pode ser consultada nos sites das companhias e nos agentes.
O pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcos José Barbieri Ferreira, afirmou que as duas companhias, Gol e TAM, que já estavam no mercado brasileiro, cresceram depois da quebra de empresas como a Transbrasil e a Vasp. "Elas se fortaleceram no mercado com estratégias distintas. A TAM era uma regional que aumentou o volume de voos e passageiros com a saída das antigas aéreas. E a Gol chegou com uma nova proposta e gestão do negócio." Ele destacou que elas estabeleceram suas operações na concentração de rotas e horários para se tornarem mais eficientes. A chegada da Azul mostrou que ainda existem espaços a serem ocupados, justamente onde as grandes não têm uma atuação forte. "A estratégia dela é muito boa. A companhia explora mercados intermediários que têm grande potencial, mas eram pouco explorados pelas empresas que operavam no Brasil. Outro fator positivo é que a Azul trabalha com o ponto a ponto e aeronaves adequadas ao volume de público dos mercados que ela se propõe a transportar", analisou o especialista no mercado de aviação.
Para ele, a experiência de Neeleman foi fundamental na elaboração dessa tática. "Ele criou a JetBlue, cuja estratégia é semelhante à que foi implantada na Azul" , comentou. Para Ferreira, os passageiros foram beneficiados com a chegada da companhia. "Os campineiros foram os primeiros que ganharam com essa disputa . O custo das passagens das outras empresas caiu e é possível voar com preços menores." Ele disse ainda que a escolha por Viracopos ajudou na estratégia da companhia, pois o aeroporto está em uma região com grande potencial econômico e tem infraestrutura para atender passageiros.
Fonte: Jetsite
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