16.6.09

Glide Slope - AF447 - O que o granizo fez a um A320 da TAM

por JB Online - Slot (na íntegra)

"Recebi essas imagens ontem e decidi posta-las para mostrar o quanto os aviões são confiáveis, mesmo em se tratando dos Airbus, cuja filosofia de pilotagem primária pelo computador tem sido questionada - e com certa razão, dadas as circunstâncias - depois do desastre com o A330 da Air France. Neste caso, eu tinha ciência do incidente por descrição de colegas que são comandantes, mas as imagens traduzem muito melhor a dimensão da emergência que essa tripulação enfrentou em uma rota doméstica, a uma altitude muito inferior à que estava o AF447.

É importante mostrar isso para reforçar também o fato de que acidentes aeronáuticos acontecem por uma combinação de fatores, nunca por uma única causa e que mesmo em condições muito adversas as aeronaves ainda tem condição de completar o percurso ou realizar um pouso emergencial. No A320 abaixo, a sorte foi ter enfrentado um CB abaixo do limite de cruzeiro. O voo era o 4312, da TAM, com decolagem de Curitiba para São Paulo, Congonhas. A data exata não tenho, mas sei que o caso ocorreu em fevereiro do ano passado. Ao chegar a 9 mil pés, o jato atravessou um CB com formação de gelo. Louve-se também a perícia dos pilotos, já que são raros os incidentes com esse nível de estrago nos quais o resultado é tão positivo. As imagens falam sozinhas:




O A320 prefixo PT-MZV levava a bordo 138 passageiros e seis tripulantes. Só a perda do radome, a tampa dianteira onde está localizado o radar da aeronave, já configuraria uma situação emergencial. Sem ele, os pilotos perderam as informações sobre as outras aeronaves em rotas próximas e passaram a voar guiados pelo controle de tráfego. O incidente ocorreu cinco minutos após a decolagem. O voo foi encerrado em Guarulhos.

Apenas parte da tampa do radome ficou presa ainda nas dobradiças. O prato, que integra o conjunto do radar, ficou retorcido pelo vento e marcado pelas esferas de gelo que colidiram com a aeronave. É importante frisar que o desempenho aerodinâmico também foi afetado pela ausência do cone dianteiro. Diante da situação, a tripulação foi consultada, mas como o controle do avião continuava inalterado, recebeu orientaçao de seguir até São Paulo, onde as condições de pouso eram melhores. A perda do radome afetou o radar, atingiu o dreno de água e destruiu o "táxi light", luz de suporte sob a asa que é usada quando a aeronave se desloca em terra para a decolagem ou para o finger. Ocorreram ainda mossas nas bordas dos dois motores - sorte não terem empenado as palhetas das turbinas, o que poderia as ter paralisado. Bordos de ataque do profundor e das asas foram amassados também.

Se a falta do cone foi preocupante, pelo estrago que poderia ter provocado na turbina, mais ainda é o estado dos vidros da cabine, estilhaçados pelo impacto das pedras de granizo. O impressionante é que a estrutura resistiu ao impacto, apesar da força das pedras. O ataque das pedras também tornou inoperante o piloto automático, um equipamento essencial nesse tipo de jato, onde os pilotos efetivamente controlam a aeronave apenas nos momentos iniciais após a decolagem e a 500 pés do toque na pista na hora do pouso.

Os danos não se limitaram à frente do jato. O gelo desascou ou amassou partes sob a aeronave. E arrancou o bordo de proteção das asas e dos estabilizadores traseiros, expondo a chapa amassada pelo impacto, mas que resistiu à pressão aerodinâmica do voo mesmo sob condições adversas. Aliás, a imagem do vidro da cabine vista de dentro deixa clara a situação com a qual os pilotos tiveram de enfrentar, sobretudo pela aproximação e pouso apenas por instrumentos, sem possibilidade de visual mesmo quando a pista se encontrava bem à frente. Faltou pouco para que houvesse uma despressurização traumática da cabine. A 8 mil pés não seria tão desastroso quanto a que teria ocorrido nos momentos finais do AF447, mas ainda assim causaria uma série de problemas. Internamente, fora do cockpit, a pancada do granizo só foi percebida por quem tentou usar o banheiro. O lavatório traseiro ficou assim:"



Fonte: JB Slot (http://jblog.com.br/slot.php)

4 comentários:

Anônimo disse...

Bom, cada um sabe de si e não sei que condição meteorológica o colega encontrou para se meter num núcleo de Cb, mas até no velho livrinho de meteorologia do Farid Cesar Chedde está escrito: o desvio mínimo dum Cb, sempre que possível, é de no mínimo 20 NM. Por que resolveu se meter lá no meio, então? Não tinha pelo menos(e graças a pressões de certos deptos.) o combustível extra para os desvios (aqueles 10% ou 5% que são de lei), ou a gerência comercial da firma estava amuadinha por que o vôo estava com atraso? Tá com atraso,faz um relatório depois. Aviador tem q conduzir o avião de "A" a "B"(ou até "C") com segurança, e danem-se as sinergias dos colarinhos-brancos. Essas mentalidades corporativas (e totalmente esquizofrênicas) ainda vão causar mais acidentes. É preciso parar de botar a carreta na frente dos bois.

Hans Yohan disse...

pow maneiro esses pilotos terem conseguido pousar o aviao nessas condiçoes

Hans Yohan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hans Yohan disse...
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