Mais empresas aéreas investem em internet e celular a bordo, decretando o fim da era dos voos desconectados. Inclusive no Brasil
Twitter, Facebook, e-mail, torpedos e quase todos os recursos da comunicação em tempo real começaram a conquistar espaço no último lugar até agora praticamente imune a eles: aviões em pleno voo. Com novidades como atualização de redes sociais, lançada na semana passada pela alemã Lufthansa, e permissão do uso de celular a bordo, novidade da brasileira TAM prometida para este ano, as empresas aéreas decretam, aos poucos, o fim dos voos desconectados.
Criado pela Lufthansa, o My Sky Status (http://myskystatus.com) funciona para qualquer companhia. Basta indicar no site data e número do voo. A seguir, selecione Twitter ou Facebook e que tipo de post deve ser enviado. As opções são um aviso único no momento da decolagem ou recados periódicos para mostrar qual ponto do planeta a aeronave sobrevoa no momento. Nesse caso, a atualização é feita a cada uma ou duas horas e inclui link com rota e localização marcadas no Google Mapas.
No ar há uma semana, o serviço ainda tem algumas falhas, por causa do grande número de acessos não esperados pela Lufthansa, segundo o coordenador de Marketing Online para a América Latina, Flavio Amâncio. "O problema será resolvido em cerca de duas semanas." Em oito testes feitos pelo Viagem&Aventura entre quarta e sexta-feira, dois deram certo. Uma curiosidade: você não precisa estar de fato no avião para se cadastrar. Segundo Amâncio, o sistema não confere essa informação porque a legislação internacional proíbe a divulgação de listas de passageiros.
E-MAILS E MAIS
Mais duas aéreas planejam ter acesso à internet em pleno voo. A United promete que laptops e celulares a bordo poderão navegar na web ainda neste ano, nas rotas entre Nova York, Los Angeles e São Francisco. E a Lufthansa, que já teve internet a bordo entre 2004 e 2006, prevê que o sistema voltará a operar em meados do ano que vem, inclusive nos trechos intercontinentais. A facilidade já existe na Emirates (inclusive na rota São Paulo-Dubai), nos trechos domésticos dos Estados Unidos na American Airlines e na British. Com quase tudo o que a rede permite, como troca de e-mails, atualização de blogs e leitura de notícias (Skype é exceção).
AUTORIZAÇÃO
A TAM aguarda apenas o aval das agências Anac, da aviação civil, e Anatel, de telefonia, para liberar o uso celular em seus aviões - ainda neste ano, segundo previsão da empresa. Até 12 passageiros poderão utilizar o telefone ao mesmo tempo. O celular já é autorizado em parte dos voos da Emirates. Outras aéreas, como American Airlines, Air France e KLM, têm telefones via satélite nas poltronas.
Fonte: Estado de SP
Um comentário:
É curioso...toda a vez em que leio notícias sobre implantação desses sistemas nas companhias aéreas, me pergunto por que o excelente serviço de conexão à Internet presente nas aeronaves da Korean Air jamais é mencionado(foi uma das pioneiras no uso do "Connexion by Boeing", mais tarde desativado e substituido por um outro serviço). Já em 2006 podia-se voar de Seul para Paris(CDG) por sobre a Rússia, ou então atravessar o Pacífico, de Seul (ICN) para NY(JFK), com boa qualidade de conexão (só uma vez que outra oscilava ou caía, nas proximidades das Aleutas / Estreito de Behring, mas brevemente), para todas as finalidades(webmail,web browsing,MSN,Yahoo MSN e até uso do net2phone). A taxa paga pelo uso era mínima, se bem me lembro uns US$ 9.00 pela duração toda do vôo,que no caso de ICN / JFK chegava a treze horas.
Postar um comentário