13.11.09

Aviação mundial debate combustíveis alternativos



De 16 a 18 de novembro, representantes dos países membros da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci) e de organizações convidadas participarão da Conferência de Aviação e Combustíveis Alternativos, no Rio de Janeiro. A Conferência é organizada pela Oaci (órgão de aviação das Nações Unidas – ONU) e realizada pela ANAC, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores e a Casa Civil da Presidência da República.

Durante o evento deverão ser apresentados e debatidos os principais avanços na área de combustíveis alternativos para a aviação, com ênfase em: sustentabilidade ambiental; produção e certificação de combustíveis alternativos para a aviação a curto, médio e longo prazos; desenvolvimento tecnológico; e mecanismos de financiamento para o setor. Já está confirmada a presença do Secretário Geral da Oaci, Raymond Benjamin. A diretora-presidente da ANAC, Solange Paiva Vieira, participará da abertura do evento.

Foco na sustentabilidade e desenvolvimento

Os países e entidades convidadas serão chamados a apresentar posições oficiais sobre os temas propostos, especialmente sobre:

• mitigação de gases de efeito estufa;
• benefícios de combustíveis alternativos sobre os fósseis em relação à emissão de gás carbônico e qualidade do ar;
• viabilidade econômica de alternativas tecnológicas, incluindo uma revisão de aprendizado de testes de voos e de produção de combustível;
• desafios para produção, distribuição e armazenamento de combustíveis alternativos;
• atração dos investimentos necessários, entre outros temas.

Conferência produzirá recomendações

Ao final, a Conferência elaborará uma mapa de recomendações a Estados e entidades privadas de forma a permitir a estabilização ou até mesmo a redução do volume de emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, tendo por base o desenvolvimento e incentivo à utilização de combustíveis alternativos. Cerca de 400 representantes dos países membros da Oaci são esperados, sendo 300 do exterior. O evento contará com tradução simultânea para seis idiomas: inglês, espanhol, francês, russo, árabe e chinês. Os documentos que serão apresentados pelos países (working papers e information papers) já estão disponíveis na Internet, na página da Oaci sobre a Conferência, aqui.

Para maiores informações acesse: http://www.icao.int/CAAF2009/

Nenhum comentário: